Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4307
Authors: Milhomem, Jannete da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Rejane Cleide Medeiros de
Title: Quintais produtivos das mulheres quilombolas griôs do quilombo dona Juscelina, Muricilândia - TO: Perspectivas de práticas educativas e culturais(2018-2021)
Keywords: Comunidade Quilombola. Cultura. Griôs. Quintal Produtivo.
Issue Date: 2021
Citation: MILHOMEM, Jannete da Silva. Quintais produtivos das mulheres quilombolas griôs do quilombo dona Juscelina, Muricilândia - TO: Perspectivas de práticas educativas e culturais(2018-2021). 2021. 153f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O tema abordado nesse estudo é Quintais produtivos das mulheres quilombolas griôs do quilombo dona Juscelina, Muricilândia-TO: perspectivas de práticas educativas e culturais (2018-2021). As mulheres quilombolas do Quilombo Dona Juscelina além das suas identidades enquanto mulheres griôs, são ativas no conselho de griôs da comunidade quilombola, de maneira a exercer um papel político-social dentro da dinâmica cultural por meio de seus fazeres nos seus quintais produtivos, dos seus modos de vida e da sua reafirmação enquanto coletivo. As relações sociais, que ocorrem dentro do território, são movimentos de resistência com intuito de preservar sua cultura de tradição e sua(s) identidade(s) de povos tradicionais. Analisamos os saberes e fazeres ancestrais relativos aos quintais produtivos, aos modos produtivos das mulheres griôs e como esses conhecimentos são repassados aos demais membros do quilombo Dona Juscelina, compreendendo em que medida as práticas produtivas revelam a identidade quilombola dessas mulheres, além de perceber como se dão as experiências das mulheres quilombolas griôs e não-griôs nos quintais produtivos; quais saberes são produzidos e analisar os pontos convergentes dos quintais produtivos das mulheres protagonistas desse estudo do quilombo Dona Juscelina e as diferenças entre as produções. A metodologia é história oral com história de vida, entrevistas semiestruturadas, cadernos de campo e representação dos quintais produtivos por meio do mapa social. O resultado da pesquisa revelou que as plantas medicinais cultivadas nos quintais do povo girô não agrega em si apenas um olhar do bem tratar a saúde, semiotizando também aspectos culturais ancestralizados naquela comunidade linguística. Além disso, possibilitou conhecer a realidade do quilombo, os saberes das mulheres na perspectiva da produção de plantas medicinais, árvores frutíferas, criação de pequenos animais e outras produções como hortaliças, legumes e plantas ornamentais. Assim, a experiência de conviver com essas mulheres quilombolas oportunizou aprendizados ímpares por se tratar de mulheres que buscam preservar sua cultura e identidade por meio da construção de saberes, reafirmando-se enquanto protagonistas de sua historicidade que tem reflexos na identidade nacional.
Abstract: The theme addressed in this study: Productive farms of griôs quilombola women from the quilombo Dona Juscelina, Muricilândia - TO: perspectives of educational and cultural practices (2018-2021). The quilombola women from the Quilombo Dona Juscelina, represent beyond their identities as griot women being active in the griot council of the quilombola community, exercising a political and social role within the cultural dynamics through their actions in their productive backyards, their ways of life and their reaffirmation as a collective. The social relations that occur within the territory are movements of resistance in order to preserve their traditional culture and their identity(ies) as traditional peoples. We analyze the ancestral knowledge and practices related to the productive backyards, the production methods of the griot women and how this knowledge is passed on to the other members of the Dona Juscelina quilombo, understanding to what extent the production practices reveal the quilombola identity of these women, in addition to understanding how the experiences of griot and non griot quilombola women take place in the productive backyards; What knowledge is produced and, to analyze the convergent points of the productive backyards of the women protagonists of this study from the Dona Juscelina quilombo and the differences between the productions. The methodology is oral history with life history, semi-structured interviews, field notebooks, and representation of the productive backyards by means of a social map. The result of the research revealed that the medicinal plants cultivated in the backyards of the gyro people do not only add a look of good health care, but also semiotize cultural aspects ancestral in that linguistic community. Furthermore, made it possible to know the reality of the quilombo, the knowledge of the women from the perspective of the production of medicinal plants, fruit trees, small animals, and other productions such as vegetables, legumes, and ornamental plants. Thus, the experience of living with these quilombola women provided the opportunity for unique learning because they are women who seek to preserve their culture and identity through the construction of knowledge, reaffirming themselves as protagonists of their historicity that is reflected in the national identity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4307
Appears in Collections:Mestrado em Estudos de Cultura e Território



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