Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSena, Stefânia Steves da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Maria Edna Araújo de-
dc.date.accessioned2022-10-24T21:27:53Z-
dc.date.available2022-10-24T21:27:53Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationSOUSA,Maria Edna Araújo de. In(ex)clusão de surdos nas escolas públicas. 33 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4294-
dc.description.abstractThis study aimed to promote a reflection on how the inclusion of deaf students in schools has been developing, as well as presenting all the necessary resources of inclusion and worthy learning for all deaf people, especially LIBRAS. It addresses topics such as deafness and deafness, the historicity of how the development of deaf acceptance in society began to date, and all current inclusion laws for the contribution of knowledge to all deaf individuals. It will be noted that the great challenge of school inclusion is not Deaf students or those with any disabilities, but a hegemonic system of relationships, historically rooted and still resistant to change. Finally, it brings an account of the author's experience about the history of inclusion of her two deaf brothers in school and, as a consequence, in society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectInclusão.pt_BR
dc.subjectSurdos.pt_BR
dc.subjectHistória.pt_BR
dc.subjectLibras.pt_BR
dc.titleIn(ex)clusão de surdos nas escolas públicas.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como finalidade promover uma reflexão sobre como vem se desenvolvendo a inclusão dos alunos surdos nas escolas, além de apresentar todos os recursos necessários da inclusão e do aprendizado digno para todos os surdos, principalmente a LIBRAS. Aborda temas como o surdo e a surdez, a historicidade de como começou o desenvolvimento da aceitação dos surdos na sociedade até os dias atuais e todas as leis de inclusão vigentes para a contribuição do saber de todos os indivíduos surdos. Será constatado que o grande desafio da inclusão escolar não são os alunos Surdos e nem os que apresentam qualquer deficiência, mas sim um sistema hegemônico de relações, arraigadas historicamente e ainda resistentes às mudanças. Traz, por fim, um relato de experiência da autora sobre a história de inclusão de seus dois irmãos surdos na escola e como consequência, na sociedade.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDNA ARAUJO DE SOUSA - TCC - LETRAS.pdf327.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.