Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4283
Authors: Oliveira, Maria da Assunção Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Thelma Pontes
Title: Bullying em uma escola pública no município de Piraquê-TO: autopercepção e sofrimento.
Keywords: Bullying.;Saúde emocional.;Estudantes.
Issue Date: 21-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA,Maria da Assunção Nascimento de. Bullying em uma escola pública no município de Piraquê-TO: autopercepção e sofrimento. 70 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A violência tem se tornado comum dentro do ambiente escolar, e devido à observação de atos agressivos em excesso e que surgiram na mídia nos últimos anos, partiu-se o interesse e a motivação para explorar o tema bullying no espaço escolar. Diante da pretensão de conhecer possíveis soluções e diante da importância do assunto, objetiva-se verificar a ocorrência de bullying, suas vítimas e algozes e o conhecimento de alunos do ensino fundamental II e ensino médio de uma escola estadual do município de Piraquê. Para tanto, apresenta-se uma abordagem sobre o bullying e seus conflitos na sociedade e na escola, bem como os papeis da escola e da família. Apresenta-se ainda, relato de pesquisas sobre bullying no Brasil, na escola e na sociedade. O trabalho teve como método uma pesquisa de cunho quanti-quali em uma escola publica da cidade de Piraquê-To, sendo utilizado um questionário com 20 questões com o intuito de obter resultados da incidência dos casos de bullying na escola. A pesquisa foi aplicada em quatro turmas, entre elas foram 8° e 9° ano do ensino fundamental, 1° e 3° ano do ensino médio. Portanto, conclui-se com a pesquisa que há uma incidência alta de bullying na escola estudada, sendo que parte dos agressores são do sexo masculino, e as situações de agressões ocorrem em ambientes supervisionados como a sala de aula e o pátio da escola. Tais resultado demonstram que a escola precisa se organizar de outra forma, a fim de diminuir os casos de violência escolar. É fundamental a participação da escola, estudantes, pais e da comunidade na luta pela redução do bullying.
Abstract: Violence has become common within the school environment, and due to the observation of excessive aggressive acts that have appeared in the media in recent years, the interest and motivation to explore the bullying theme in the school space has been broken. Given the pretension of knowing possible solutions and given the importance of the subject, the objective is to verify the occurrence of bullying, its victims and perpetrators and the knowledge of elementary and high school students of a state school in the city of Piraquê. To this end, we present an approach to bullying and its conflicts in society and school, as well as the roles of school and family. It also presents reports of bullying research in Brazil, at school and in society. The work had as a method a quantitative research in a public school of the city of Piraquê-To, using a questionnaire with 20 questions in order to obtain results of the incidence of bullying cases in the school. The research was applied in four classes, among them were 8th and 9th grade of elementary school, 1st and 3rd year of high school. Therefore, it is concluded with the research that there is a high incidence of bullying in the school studied, and part of the aggressors are male, and the situations of aggression occur in supervised environments such as the classroom and the school yard. Such results demonstrate that the school needs to be organized in another way in order to reduce the cases of escalating violence. The participation of school, students, parents and the community in the fight to reduce bullying is crucial.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4283
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA ASSUNÇÃO NASCIMENTO DE OLIVEIRA - TCC - LETRAS (1).pdf823.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.