Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Adriano Lopes de-
dc.contributor.authorBezerra, Liliane Alves-
dc.date.accessioned2022-10-21T10:58:56Z-
dc.date.available2022-10-21T10:58:56Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationLiliane Alves Bezerra. A importância do estudo dos egressos de pedagogia pela educação ambiental na educação infantil. 2022. 16 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4278-
dc.description.abstractThis article aims to map the academic interest of pedagogy graduates from the Federal University of Tocantins (UFT) on the theme of environmental education in basic education, with emphasis on the early childhood education stage. To carry out this research, it was necessary to use the methodology of documentary research, of a qualitative nature, regarding the Course Completion Works (TCC's) built by the graduates of the Pedagogy course of that institution. For that, the four university campuses that have the Pedagogy course were contemplated as the focus of our research, they are: Arraias, Miracema, Palmas and Tocantinópolis. The results indicate that only three works available in the UFT digital collection by graduates of the aforementioned course address the theme of Environmental Education, although none of them directly dialogue with the Early Childhood Education stage. It is concluded, therefore, that the study of this theme should be further encouraged in the process of initial training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectgraduatespt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleA importância do estudo dos egressos de pedagogia pela educação ambiental na educação infantilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo mapear o interesse acadêmico dos egressos de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a temática da educação ambiental na educação básica, com ênfase na etapa da educação infantil. Para realizar essa pesquisa foi necessário utilizar a metodologia de pesquisa documental, de natureza qualitativa, a respeito dos Trabalhos de Conclusão de curso (TCC’s) construídos pelos egressos do curso de Pedagogia da referida instituição. Para tanto, foram contemplados como foco da nossa pesquisa os quatro campi universitários que possuem o curso de Pedagogia, são eles: Arraias, Miracema, Palmas e Tocantinópolis. Os resultados indicam que somente três trabalhos disponibilizados no acervo digital da UFT de egressos do referido curso abordam a temática da Educação ambiental, embora nenhum deles dialoguem diretamente com a etapa da Educação Infantil. Conclui-se, portanto, que o estudo dessa temática deve ser mais fomentado no processo de formação inicial.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLISpt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelEspecializaçãopt_BR
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final - Liliane Alves Bezerra.pdf439.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.