Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4273
Authors: Brito, Marlon Santos de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: A universidade da maturidade - UMA/UFT como itinerário formativo para a pessoa idosa
Keywords: Práticas educativas; Educação intergeracional; Educação e saúde; Gerontologia; Tecnologia Social; Educational practices; Intergenerational education, Health education; Gerontology; Social Technology
Issue Date: 22-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: BRITO, Marlon Santos de Oliveira. A universidade da maturidade - UMA/UFT como itinerário formativo para a pessoa idosa. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT), na linha Estado, Sociedade e Práticas Educativas. A pesquisa teve como objetivo investigar a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) como possível Itinerário Formativo para a pessoa idosa que estuda a Educação Básica, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se uma análise documental de onze publicações ligadas ao trabalho da Tecnologia Social UMA/UFT, com metodologia fundamentada nos autores Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008), Minayo (2008) e Miranda (2005). As análises seguiram as etapas propostas por Bardin (2011): pré-análise, exploração do material, codificação, unidades de registro, unidades de contexto, enumeração, categorização, tratamento dos resultados obtidos e interpretação por inferência. A revisão bibliográfica abordou os autores: Arroyo (1986, 2015); Brandão (2010); Demo (2021); Faleiros (2007); Frigotto; Ciavatta e Ramos (2005); Gadotti (2003 e 2007); Julia (2001); Kuenzer (2012); Libâneo (2010); Mello (2001); Merleau-Ponty (1971 e 2012); Pacheco (2005); Saviani (2013); Villas-Boas (2016). A pesquisa revelou a contribuição do PPGE/UFT com a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades internacionais e nacionais em prol da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030); a contribuição do Centro Intergeracional Sarah Gomes, da UMA/UFT com ações colaborativas que melhoram a vida das pessoas idosas e das comunidades onde vivem; a materialização de propostas político-pedagógicas que se efetivam em currículos escolares vivos e articulados com os interesses de homens e mulheres que envelheceram. Concluiu-se que, há necessidade de continuar o diálogo com as Escolas de Educação de Jovens e Adultos, além das vivências e colaborações que permitam a homens e mulheres tocantinenses alcançarem um envelhecimento ativo e digno, com currículos escolares que ofereçam o retorno aos estudos, a permanência e a conclusão com qualidade. Sendo assim, os Itinerários Formativos devem ser pautados nos princípios da educação intergeracional, com práticas educativas que alcancem a subjetividade da pessoa idosa. Afinal, no Século XXI, os homens e mulheres vivem mais, são ativos, conectados, sentem, querem e têm o direito subjetivo de aprender.
Abstract: The work is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Tocantins (PPGE/UFT), in the State, Society and Educational Practices line. The research aimed to investigate the University of Maturity, from the Federal University of Tocantins (UMA/UFT) as a possible Training Itinerary for the elderly person who studies Basic Education, in the form of Youth and Adult Education. For this, a documental analysis of eleven publications related to the work of Social Technology UMA/UFT was carried out, with a methodology based on the authors Marconi and Lakatos (2003), Gil (2008), Minayo (2008) and Miranda (2005). The analyzes followed the steps proposed by Bardin (2011): pre-analysis, material exploration, coding, recording units, context units, enumeration, categorization, treatment of the results obtained and interpretation by inference. The literature review addressed the authors: Arroyo (1986, 2015); Brandão (2010); Demo (2021); Faleiros (2007); Frigotto; Ciavatta and Ramos (2005); Gadotti (2003 and 2007); Julia (2001); Kuenzer (2012); Libâneo (2010); Mello (2001); Merleau-Ponty (1971 and 2012); Pacheco (2005); Saviani (2013); Villas-Boas (2016). The research revealed the contribution of the PPGE/UFT with the United Nations (UN) and other international and national entities in favor of the Decade of Healthy Aging (2021-2030); the contribution of the Sarah Gomes Intergenerational Center, from UMA/UFT, with collaborative actions that improve the lives of the elderly and the communities where they live; the materialization of political-pedagogical proposals that become effective in living school curricula and articulated with the interests of men and women who have aged. It was concluded that there is a need to continue the dialogue with the Youth and Adult Education Schools, in addition to the experiences and collaborations that allow Tocantins men and women to achieve an active and dignified aging, with school curricula that offer a return to studies, permanence and completion with quality. Therefore, the Training Itineraries must be guided by the principles of intergenerational education, with educational practices that reach the subjectivity of the elderly. After all, in the 21st century, men and women live longer, are active, connected, feel, want and have the subjective right to learn.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4273
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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