Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4271
Authors: Santos, Gracilene Dos
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Cássia Ferreira
Title: Reflexões sobre a arte na educação infantil: um olhar a partir do pensar docente em duas instituições de ensino de Tocantinópolis-TO
Keywords: Educação Básica;Professoras;Ensino de artes;Linguagens Artísticas;Tocantins;Basic Education;Teachers;Arts teaching;Artistic Languages;Tocantins
Issue Date: 16-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Gracilene Dos Santos. Reflexões sobre a arte na educação infantil: um olhar a partir do pensar docente em duas instituições de ensino de Tocantinópolis-TO. 2022. 31 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Pensando na importância do ensino das Artes na Educação Infantil, esta pesquisa debate qual o entendimento das docentes que atuam com essa etapa de da Educação Básica acerca das Artes e de sua importância no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas unidades escolares do município de Tocantinópolis, sendo elas aqui identificadas como: Creche e Pré-escola. O aporte metodológico utilizado neste trabalho é a pesquisa de cunho qualitativo, com a utilização de entrevistas e apoio da História Cultural para análise das informações. Foram entrevistadas quatro professoras do município de Tocantinópolis que trabalham em duas escolas da Educação Infantil, nas duas modalidades da Educação Infantil: Creche e Pré- escola. A pesquisa mostra a carência de formação em Artes por parte das professoras que atuam nessa etapa, bem como a predominância do trabalho com as Artes Visuais em detrimento das demais linguagens artísticas: Teatro, Dança e Música. Além disso, é possível perceber que embora as docentes não possuam formação na área das Artes, elas demonstraram gostar de trabalhar com a área e valorizar a importância das Artes na vida das crianças, assim como seu potencial didático na Educação Infantil. Nesse sentido, elas ressaltam que a Arte é de suma relevância no processo de ensino e aprendizagem da criança, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes nessa etapa de vida.
Abstract: Thinking about the importance of teaching the Arts in Early Childhood Education, this research debates the understanding of teachers who work with this stage of Basic Education about the Arts and its importance in the teaching and learning process of young children. Therefore, the research was carried out in two school units in the city of Tocantinópolis, which are identified here as: Nursery and Preschool. The methodological contribution used in this work is qualitative research, with the use of interviews and support of Cultural History for analysis of information. We interviewed four teachers from the city of Tocantinópolis who work in two schools of early childhood education, in the two modalities of early childhood education: daycare and preschool. The research shows the lack of training in Arts by the teachers who work at this stage, as well as the predominance of work with the Visual Arts at the expense of other artistic languages: Theater, Dance and Music. In addition, it is possible to realize that although teachers do not have training in Arts, they have shown to enjoy working with the area and value the importance of Arts in the lives of children, as well as their teaching potential in Early Childhood Education. In this sense, they emphasize that Art is of paramount importance in the process of teaching and learning of the child, as it helps in the development of important skills in this stage of life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4271
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Gracilene dos. TCC Artigo de especialização.pdf389.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.