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Authors: Santos, Denilson Brito Dos
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Cássia Ferreira
Title: Representações de professores homens na Educação Infantil: reflexões a partir dos filmes um tira no jardim de infância
Keywords: Educação Básica;Docência;Relações de Gênero;Análise Fílmica;Basic Education;Teaching;Gender Relation;Film Analysis
Issue Date: 12-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Denilson Brito Dos Santos. Representações de professores homens na Educação Infantil: reflexões a partir dos filmes um tira no jardim de infância. 2022. 28 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda a presença dos homens enquanto docentes na Educação Infantil. O objetivo é analisar quais são as representações construídas acerca dos professores que atuam na Educação Infantil utilizando-se de bibliografia pertinente ao tema e da análise dos filmes Um Tira no Jardim de Infância (1990) e Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se da História Cultural para análise das práticas e representações presentes nas obras analisadas. Constatou-se com este trabalho que a literatura acadêmica aborda o estranhamento que os professores enfrentam ao assumir a docência de bebês e crianças pequenas. Essa questão está especialmente ligada à estereótipos de gênero, às noções de maternidade e às representações de quem são as pessoas “naturalmente” responsáveis e capazes de exercer o cuidado de crianças e bebês. Constatou- se que todas essas questões estão vinculadas às mulheres, sendo as professoras mais aceitas para trabalhar com as crianças pequenas e bebês. Os professores na Educação Infantil sofrem preconceitos e precisam se destacar e demonstrar competência em seu trabalho para serem respeitados e aceitos em um território que é visto como não pertencente a eles. A análise fílmica permite perceber que as representações construídas na ficção se aproximam em grande parte das questões reais vivenciadas cotidianamente por professores brasileiros. Por fim, espera-se que o trabalho possa contribuir para os debates no sentido de compreender a Educação Infantil como espaço de docência também dos homens e desconstruir os preconceitos de gênero vinculados à profissão.
Abstract: This article addresses the presence of men as teachers in early childhood education. The objective is to analyze what are the representations built about the teachers who work in Early Childhood Education using bibliography pertinent to the theme and the analysis of the films A Strip in Kindergarten (1990) and A Strip in Kindergarten 2 (2016). This is qualitative research, using the Cultural History to analyze the practices and representations present in the works analyzed. It was found with this work that the academic literature addresses the estrangement that teachers face when assuming the teaching of babies and young children. This issue is especially linked to gender stereotypes, notions of motherhood and representations of who are people "naturally" responsible and able to exercise the care of children and babies. It was found that all these issues are linked to women, being the most accepted teachers to work with young children and babies. Teachers in Early Childhood Education suffer prejudice and need to stand out and demonstrate competence in their work to be respected and accepted in a territory that is seen as not belonging to them. The film analysis allows us to realize that the representations built in fiction are close to the real issues experienced daily by Brazilian teachers. Finally, it is hoped that the work can contribute to the debates to understand Early Childhood Education as a teaching space also of men and deconstruct gender prejudices linked to the profession.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4269
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

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