Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4238
Authors: Silva, Fabiane Pereira Da
metadata.dc.contributor.advisor: Siqueira, Mauro Torres
Title: O processo de implementação do programa novo ensino médio em consonância com a BNCC nas escolas pilotos da regional de Tocantinópolis - TO
Keywords: Educação;Base Nacional Comum Curricular;Reforma do Ensino Médio;Implementação;Education;Common National Curriculum Base;High School Reform. Implementation
Issue Date: 15-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Fabiane Pereira Da Silva. O processo de implementação do programa novo ensino médio em consonância com a BNCC nas escolas pilotos da regional de Tocantinópolis - TO. 2021. 21 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Resumo: O presente trabalho busca fazer uma discussão sobre a reforma do Ensino Médio a partir da implementação da Base Nacional Comum curricular (BNCC), o interesse pela temática surge a partir da minha experiência profissional com algumas escolas Pilotos no Tocantins que implantaram o Novo Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo, com levantamento de dados bibliográficos e documentos oficiais sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas instituições de ensino, principalmente no Ensino Médio, para entender e refletir a prática com esse novo currículo, que está sendo implantando nas escolas que ofertam essa modalidade de ensino. Coletamos dados através de documentos oficiais, textos, pesquisas, utilizando várias publicações sobre a BNCC, fazendo análise e relação através de estudo histórico e social para assim entender melhor o mesmo. A Base Nacional Comum Curricular visa também o cumprimento dos princípios das metas e estratégias educacionais que se encontram dispostas na Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, conhecida como Plano Nacional de Educação (PNE). Dentro do PNE, a BNCC corresponde à Meta no 7, Estratégia 7.1, cujo objetivo é fomentar a qualidade da educação básica para atingir médias nacionais exigidas pelo Ideb. Considerada o solo estratégico educacional que reduzirá as desigualdades do ensino do Brasil, uma vez que aborda, em linhas gerais, as aprendizagens que os alunos deverão estudar durante o processo de escolarização no ensino básico, atuando como parâmetro obrigatório do desenvolvimento integral do cidadão.. A partir das mudanças que essa nova política de Educação trará queremos entender quais os impactos para os jovens e como o professor está sendo preparado para enfrentar esses novos desafios.
Abstract: Abstract: The present work seeks to make a discussion about the reform of the High School from the implementation of the Common National Base curriculum (BNCC), the interest for the theme arises from my professional experience with some Pilot schools in Tocantins that implanted the New Teaching Average. The research is of a qualitative nature, with the collection of bibliographic data and official documents on the implementation of the Common National Base Curriculum in educational institutions, mainly in High School, to understand and reflect the practice with this new curriculum, which is being implemented in schools that offer this type of teaching. We collect data through official documents, texts, research, using various publications on the BNCC, making analysis and relationship through historical and social study to better understand the same. The National Common Curricular Base also seeks to comply with the principles of educational goals and strategies that are set out in Law No. 13,005, of June 25, 2014, known as the National Education Plan (PNE). Within the PNE, BNCC corresponds to Goal 7, Strategy 7.1, whose objective is to promote the quality of basic education to achieve national averages required by Ideb. Considered the strategic educational ground that will reduce inequalities in teaching in Brazil, since it addresses, in general lines, the learning that students should study during the schooling process in basic education, acting as a mandatory parameter for the integral development of the citizen. Based on the changes that this new Education policy will bring, we want to understand what the impacts are for young people and how the teacher is being prepared to face these new challenges.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4238
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO - FABIANE PEREIRA DA SILVA - ESPECIALIZAÇÃO.pdf855.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.