Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4082
Authors: Oliveira, Deuzivania Carlos de
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: Universidade da Maturidade: uma proposta de educação ao longo da vida
Keywords: Educação ao Longo da Vida; Universidade da Maturidade; Velhice; Intergeracionalidade; Lifelong education; University of Maturity; Old age; Intergenerationality
Issue Date: 8-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: OLIVEIRA, Deuzivania Carlos de. Universidade da Maturidade: uma proposta de educação ao longo da vida. 2022. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A longevidade é uma realidade, a aprendizagem ao longo da vida é uma consequência. Sendo a Universidade da Maturidade-UMA a realidade de uma educação de aprendizagem ao longo da vida, este trabalho tem a pretensão de apresentar uma Proposta de Educação e Aprendizagem ao longo da vida relacionada ao envelhecer e ao envelhecimento humano, pautada na desconstrução do termo velho, no sentido de aceitação do velho na sociedade, no que preconiza a pessoa que está no processo de envelhecimento, tornando-se velha, compreender a importância de se reconhecer como velho, sendo um processo natural da vida. A investigação usará como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com uso da Netnografia, sendo uma abordagem qualitativa em forma de estudo de casos, os instrumentos de pesquisa são publicações realizadas no site da UMA, no Facebook da Instituição, e as reportagens e documentários sobre o UMA disponibilizados no Youtube. Na pesquisa bibliográfica, usou-se dissertações sobre o projeto da UMA e os artigos publicados. Para análise de documentos foram 10 aulas expositivas do período de 2020 a 2021 da disciplina Educação Gerontológica, arquivos como o PPP - Projeto Político Pedagógico da UMA e arquivos do projeto. Tem-se como objetivo geral verificar se a proposta de aprendizagem ao longo da vida disponibilizada na UMA se apresenta como um método significativo na aprendizagem dos velhos. Os objetivos específicos são: analisar os conteúdos relacionados à pesquisa e publicações que aborde sobre a UMA; refletir a relação do velho no mundo contemporâneo de acordo com a perspectiva sobre a proposta ao longo da vida; verificar a proposta pedagógica e suas contribuições para os velhos matriculados na UMA. As conclusões deste estudo apresentam uma aprendizagem ao longo da vida de transformação social, educacional para os participantes do projeto. A proposta pedagógica da UMA contempla diferentes gerações em um mesmo espaço, assim evidencia uma aprendizagem significativa por meio da oralidade, relatos de experiências, conhecimentos diversos sobre vários temas atuais e históricos. A UMA atualmente é uma espaço de disseminação de desenvolvimento Humano com uma tecnologia social com finalidade de promoção de inclusão social do velho dentro do estado do Tocantins, onde contribui na realização de Políticas Públicas para a educação da pessoa velha.
Abstract: Longevity is a reality, lifelong learning is a consequence, the University of Maturity is a reality of a lifelong learning education, so the work intends to present a Proposal for Education and Learning throughout life related to aging and human aging. Based on the deconstruction of the term old, in the sense of acceptance of the old in society, which advocates the person who is in the aging process, becoming old, understanding the importance of recognizing oneself as old, being a natural process of life. The investigation will use bibliographic and documentary research as a methodological procedure, using Netnography, with a qualitative approach in the form of case studies, the research instruments are publications made on the UMA website, on its Facebook, and the reports and documentaries about UMA made available on Youtube. In the bibliographical research, the dissertations on the UMA project and the articles published, for document analysis, will be 10 lectures from 2020 to 2021 of the Gerontological Education discipline, files such as the PPP - UMA's Political Pedagogical Project and project files. So having it as a general objective; Check if the lifelong learning proposal made available at UMA is presented as a significant method in the learning of old people. The specific goals are; Analyze the contents related to research and publications that address UMA; Reflect the relationship of the old in the contemporary world according to the perspective on the proposal throughout life; Check the pedagogical proposal and its contributions to seniors enrolled at UMA. he findings of this study presents a lifelong learning of social, educational transformation for project participants. UMA's pedagogical proposal develops a proposal that contemplates different generations in the same space, thus showing significant learning through orality, experience reports, diverse knowledge on various current and historical topics. UMA today is a space for the dissemination of Human development with a social technology with the purpose of promoting the social inclusion of the elderly in the state of Tocantins, in which it contributes to the implementation of Public Policies for the education of the elderly.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4082
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deuzivania Carlos de Oliveira - Dissertação.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.