Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4062
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dc.contributor.advisorPinho, Maria José de-
dc.contributor.authorLima, Ana Maria Freitas Dias-
dc.date.accessioned2022-07-05T13:08:03Z-
dc.date.available2022-07-05T13:08:03Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Maria Freitas Dias. Ação docente e prática pedagógica à luz do pensamento complexo e da criatividade na relação teoria e prática. 2021. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4062-
dc.description.abstractThis research carried out at Escola Municipal Presidente Kennedy, located in the municipality of Augustinópolis - TO, sought to analyze the pedagogical practice and teaching action, based on the Sacola Viajante Project, to identify signs of creativity, based on the theoretical and epistemological foundations of the complex thinking and creativity. The methodological path was followed by the case study, supported by exploratory research, and a qualitative and quantitative approach. Data collection required adjustment due to the situation of remote classes and online classes, by schools across the country due to the pandemic caused by Covid-19. The Vadecrie was used as research tool, and as didactic resource for data handling software IRAMUTEQ; beyond comment techniques, documentary analysis and interview for the triangulation of the perceptions of the participant citizens of the research: professors, parents, managing team and pupils egresses. For this, this study it was anchored in the following theoretical boardings: the complex thought, of Morin (1995, 1996, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2008, 2010); the Torre's creativity (2005, 2008); the Base Nacional Comum Curricular (2018); authors Suanno (2013), Wechsler (2008), and Araújo (2009); practical pedagogical and the teaching action, of Sacristán (1999), Pimenta and Anastasiou (2014) and Veiga (1992). The Escola Municipal Presidente Kennedy showed an education institution whose to make pedagogical it understands the construction of the knowledge as a process that crosses for different interlaced ways. Between teaching action and pedagogical practices, these paths are directed to training for life, thus going beyond the walls of the school. In this way, results generated by the analyses demonstrate that the signs of creativity of the investigated school present in the development of its pedagogical practice a creative potential, which, in the future, may be characterized as a creative school, according to Vadecrie's parameters.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEscola criativa; Princípios guia do Pensamento Complexo; Criatividade; Creative school; Principles guides of the Complex Thought; Creativitypt_BR
dc.titleAção docente e prática pedagógica à luz do pensamento complexo e da criatividade na relação teoria e práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa realizada na Escola Municipal Presidente Kennedy, situada no município de Augustinópolis - TO, buscou analisar a prática pedagógica e a ação docente, tomando-se por base o Projeto Sacola Viajante, para identificar indícios de criatividade, baseado nos fundamentos teóricos e epistemológicos do pensamento complexo e da criatividade. O caminho metodológico foi trilhado pelo estudo de caso, amparado na pesquisa exploratória, e numa abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados necessitou de reajuste em razão da situação de aulas remotas e de aulas online, pelas escolas de todo país por conta da pandemia causada pela Covid-19. Utilizou-se como ferramenta de pesquisa o Vadecrie, e como recurso didático para tratamento de dados o software IRAMUTEQ; além de técnicas de observação, análise documental e entrevista para a triangulação das percepções dos sujeitos participantes da pesquisa: professores, pais, equipe gestora e alunos egressos. Para isso, este estudo ancorou-se nas seguintes abordagens teóricas: o pensamento complexo, de Morin (1995, 1996, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2008, 2010); a criatividade, de Torre (2005, 2008); a Base Nacional Comum Curricular (2018); os autores Suanno (2013), Wechsler (2008), e Araújo (2009); a prática pedagógica e ação docente, de Sacristán (1999), Pimenta e Anastasiou (2014) e Veiga (1992). A Escola Municipal Presidente Kennedy revelou-se uma instituição de ensino cujo fazer pedagógico compreende a construção do conhecimento como um processo que perpassa por diferentes caminhos entrelaçados. Entre ação docente e práticas pedagógicas, esses caminhos são direcionados à formação para a vida, ultrapassando, assim, os muros da escola. Desta maneira, resultados gerados pelas análises demonstram que os indícios de criatividade da escola investigada apresentam no desenvolvimento do seu fazer pedagógico um potencial criativo, que, futuramente, poderá ser caracterizado como escola criativa, de acordo com os parâmetros do Vadecrie.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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