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Authors: Bolzan, Débora de Paula
metadata.dc.contributor.advisor: Sabadini, Maurício de Souza
Title: Ideologia e qualificação profissional: uma análise a partir do Planfor, do PNQ e do Pronatec (1995-2014)
Keywords: Ideologias; Formação de trabalhadores(as); Educação profissional inicial e continuada; Planfor; PNQ; Pronatec; Ideologies; Initial and continuing professional education; Workers training
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Política Social
Citation: BOLZAN, Débora de Paula. Ideologia e qualificação profissional: uma análise a partir do Planfor, do PNQ e do Pronatec (1995-2014). 2022. 309 f. Tese (Doutorado em Política Social) – Universidade Federal d Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Vitória, 2022.
metadata.dc.description.resumo: É na encruzilhada entre ideologia, educação profissional e mundo do trabalho que esta tese busca, como objetivo principal, analisar as funções ideológicas que perpassam a qualificação profissional inicial e continuada, com vistas a estabelecer um diálogo crítico entre as intencionalidades, as especificidades e os “estratagemas” das construções ideológicas direcionadas à formação de trabalhadores(as) dos Planos/Programa Planfor, PNQ e Pronatec. Como objetivos específicos, procurou-se investigar como essa justaposição entre as funções ideológicas e a qualificação de força de trabalho na modalidade citada estabelece nexos com a construção da “consciência prática necessária”, com uma perspectiva de educação e de trabalho na sociedade de classes. A dinâmica da tese, centrada no contexto 1995-2014, buscou captar o movimento constante, dinâmico e necessário de construções ideológicas sobre a qualificação profissional e sobre o mundo do trabalho, movimento este que se direciona aos segmentos mais periféricos das classes trabalhadoras e à formação ofertada, com objetivo – explícito ou não – de espraiar e naturalizar racionalidades, conhecimentos, valores, perspectivas, interesses, direcionamentos práticos concretos. A partir desse cenário, esse estudo buscou responder às perguntas: quais funções ideológicas esses Planos/Programa podem desempenhar na sociedade de classes com a qualificação profissional ofertada? Ou, dito de outra forma, quais as construções, as intencionalidades, as especificidades e os estratagemas ideológicos intrínsecos a essa modalidade educacional? Para o desenvolvimento da pesquisa, empregamos a revisão bibliográfica sistemática e a pesquisa documental. O mais interessante é apreender como tais funções, intencionalidades e construções ideológicas podem ser incorporadas nessa modalidade educacional, por meio de processos de renovação, de recomposição e de conservação nas diretrizes formais e como esse movimento está umbilicalmente conectado, ao mesmo tempo, a construções ideológicas mais gerais e a mais específicas, colaborando para manutenção de uma concepção de qualificação profissional construída, naturalizada e disseminada como necessária e adequada para segmentos mais periféricos das classes trabalhadoras e, sobretudo para interesses ideológicos e materiais específicos.
Abstract: It is at the crossroads linking ideology, professional education, and the working world that this thesis seeks, as its main goal, to analyze the ideological functions that pervade initial and continued professional qualification, thus establishing a critical dialogue among the intentions, the specificities, and the “stratagems” of the ideological constructions regarding training workers in Planfor, PNQ and Pronatec Plans/Program. As for the specific objectives, we investigated how the juxtaposition of the ideological functions and the qualification of the workforce, in the modality mentioned above, establishes links with the construction of the “necessary practical conscience” with an educational and work perspective, in the class society. The thesis dynamics, centered on a 1995-2014 period context, sought to capture the constant, dynamic, and necessary movement of ideological constructions on professional qualification and on the working world. This movement directs the most peripheral segments of the working classes and the training offered, with the goal – explicit or not – of propagating and naturalizing rationalities, knowledge, values, perspectives, interests, and concrete, practical directions. Based on this scenario, this study aimed to answer the following question: what ideological functions can these Plans/Programs play in a class society with available professional qualifications? Or, i.e., what are the constructions, intentions, specificities, and ideological stratagems intrinsic to this educational modality? We used a systematic literature review and documentary research to conduct this study. It was interesting to learn how such functions, intentions, and ideological constructions can be assimilated and incorporated in this educational modality, through processes of renovation, recomposition, and conservation in more formal guidelines. Also, how this movement is umbilical connected, at the same time, to both more general and more specific ideological constructions, therefore collaborating to maintaining a concept of constructed professional qualification, naturalized, and disseminated as necessary and adequate for more peripheral segments of the working classes, and mainly for specific ideological and material interests.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4009
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