Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3915
Authors: Silva, Jayane de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Bispo, Marcileia Oliveira
Title: O PIBID e sua relevância na formação de professores de geografia
Keywords: Ensino de Geografia;PIBID;Oficinas lúdicas;Formação de professores;Geography Teaching;Ludic workshops;Teacher training
Issue Date: 12-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Jayane de Sousa. O PIBID e sua relavância na formação de professores de geografia. 2021. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, na formação inicial de professores de Geografia e tem como objetivo geral apresentar as contribuições do referido Programa, à formação de professores da Universidade Federal do Tocantins – UFT, no curso de Geografia no Campus Porto Nacional. Os objetivos específicos deste trabalho são: identificar os desafios do PIBID, sobretudo, apontando os pontos a serem melhorados no programa, e também, apresentar a perspectiva dos bolsistas expibidianos do período de 2018 a 2019, no que diz respeito ao impacto do projeto em sua formação profissional. O presente trabalho traz uma abordagem acerca das oficinas lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID em Geografia, Campus de Porto Nacional, com os alunosda Educação Básica. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário, com uma amostra de 18 alunos ex-pibidianos da Geografia, do total de 24 acadêmicos que participaram do PIBID no período de 2018 a 2019. Também para a construção teórica da pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o PIBID impactou nas formações dos participantes em vários aspectos: sociais, acadêmicos e profissionais.
Abstract: This research presents as its central theme the relevance of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID/CAPES, in the initial education of Geography teachers, it has as general goal to present the contributions of the referred Program to the training of teachers at the Federal University of Tocantins – UFT, in the Geography course at the Porto Nacional Campus. The specific objectives of this paper were: identify the challenges of PIBID, above all, pointing out the points to be improved in the program, and also, present the perspective of ex-pibidian scholarship holders from 2018 to 2019, regarding to the impact of the project on their profession- al training. The present paper brings an approach about the ludic workshops developed by the geography PIBID scholarship holders, Porto Nacional campus, with the students of the basic edu- cation. As for the methodology, this is an exploratory research with a qualitative approach. The data survey was conducted by a questionnaire, with a sample of 18 former Geography Pibidian students, out of the total of 24 academics who participated in the PIBID in the period from 2018 to 2019. Also, for the theoretical construction of the research, bibliographic researches were done. The survey results showed that the PIBID impacted the participants' education in several aspects: social, academic and professional.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3915
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jayane de Sousa Silva-Artigo.pdf575.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.