Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3878
Authors: Silva, Cássio Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Luz, Rodolfo Alves da
Title: Mapeamento da situação das matrículas dos cursos de Geografia nas instituições de ensino superior públicas do Brasil em 2010 e 2019
Keywords: Mapeamento;Graduação em Geografia;Ensino superior;Situação das matrículas;Mapping;Graduation in Geography;University education;Status enrollments
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Cássio Rodrigues da. Mapeamento da situação das matrículas dos cursos de Geografia nas instituições de ensino superior públicas do Brasil em 2010 e 2019. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta a situação das matrículas dos cursos de geografia de IES do Brasil entre 2010 e 2019. Para tal foi realizado levantamento nos arquivos de microdados do Censo da Educação Superior e sistematizados em um Sistema de Informação Geográfica, por meio dos programas PostgreSQL, QGIS e Excel. A interpretação dos dados foi realizada pela descrição quantitativa e análise comparativa por unidade da federação. A maioria dos cursos de geografia estão em instituições de ensino públicas, sendo que as instituições privadas se concentram na região sudeste. Entre 2010 e 2019 houve uma expansão dos cursos de geografia que atendeu uma demanda que estava reprimida em várias partes do Brasil, com destaque para a região Norte e Amazônia Legal. A relação entre o número de habitantes e os cursandos e formandos aumentou em quase todo território nacional independente do grau acadêmico, enquanto que as taxas de desvinculados aumentaram somente no bacharelado. Assim, esta pesquisa pode auxiliar as instituições e gestores na formulação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento dos cursos de geografia no Brasil.
Abstract: This research presents the situation of the enrollment in the geography college courses in Brazil in 2010 and 2019. It were surveyed the microdata of the Higher Education Census, which were systematized in a Geographical Information System through PostGreSQL, QGIS and Excel softwares. The interpretation was made through quantitative description and comparative analysis by federation unit. Most geography college courses are in public educational institutions, and private institutions are concentrated in the Southeast region of the country. From 2010 to 2019 there was an expansion of geography courses, responding to the demand that there was in many parts of Brazil, especially in the Amazon region. The relationship between the number of inhabitants and the regular students increased in almost all country in both degrees (licenciate and bachelor), while the rates of dismissed students increased only in bachelor's degree. Thus, this research can help institutions and managers to elaborate public policies related to the development of geography college courses in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3878
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