Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3847
Authors: Anjos, Doralice Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Locatelli, Arinalda Silva
Title: A importância do lúdico para Educação Infantil
Keywords: Lúdico;Criança;Jogo;Educação;Playful;Child;Game;Education
Issue Date: 8-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Anjos, Doralice Pereira dos . A importância do lúdico para Educação Infantil. 2021. 44 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a importância do lúdico para educação infantil, sendo o brincar uma atividade própria da criança. O lúdico tem grande importância em uma sala de aula, mas para se chegar a um aprendizado bem significativo, é preciso que o adulto saiba conduzir a criança para chegar a seus objetivos. O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância do lúdico no processo de aprendizagem das crianças no âmbito educacional da creche. Enquanto questão norteadora, buscou- se responder como o lúdico é utilizado no processo educativo da criança de 0 a 3 anos? O trabalho teve como metodologia o estudo bibliográfico em obras que abordam a importância do lúdico para educação infantil, dentre os autores estudados estão: Huizinga (2008), Kishimoto (2005), Arce (2013), Santos (2008). E o desenvolvimento de uma pesquisa de campo, a partir da estruturação de um roteiro de observação em sala de aula, complementado com a realização de entrevista com uma professora da educação infantil, com base em um questionário composto por dez questões semiabertas. Vale ressaltar que estava planejado entrevistar mais duas professoras, contudo devido a pandemia do Covid-19 não foi possível realizar as demais entrevistas. Ao concluirmos a pesquisa, reiteramos a compreensão de estudos anteriores que o lúdico faz e sempre farà parte da vida das crianças. Portanto, fomentamos que as brincadeiras e brinquedos são de suma importância para a aprendizagem, principalmente, na Educação Infantil, etapa em que a criança se encontra na fase de desenvolvimento das áreas cognitiva, socioafetiva e psicomotora. É necessário garantir então as condições para que o professor possa inserir o lúdico da melhor forma possível em seu planejamento e atividades realizadas é ao mesmo tempo garantir uma educação de qualidade para as crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade.
Abstract: The present work addresses the importance of playfulness for early childhood education, and playing is an activity proper to the child. Playfulness is of great importance in a classroom, but in order to achieve a very meaningful learning, it is necessary for the adult to know how to lead the child to arrive and his goals. The objective of this research was to understand the importance of playfulness in the children's learning process in the educational scope of the daycare center. As a guiding question, did we seek to answer how playfulness is used in the educational process of children aged 0 to 3 years? The work had as methodology the bibliographic study in works that address the importance of playfulness for early childhood education, among the studied authors are: Huizinga (2008), Kishimoto (2005), Arce (2013), Santos (2008). And the development of a field research, based on the structuring of an observation script in the classroom, complemented with an interview with a teacher of early childhood education, based on a questionnaire composed of ten semi-open questions. It is worth mentioning that it was planned to interview two more teachers, however due to the Covid-19 pandemic, it was not possible to carry out the other interviews. Upon concluding the research, we came to the conclusion that playfulness is and will always be part of children's lives. Therefore, we encourage that play and toys are of paramount importance for learning, especially in Early Childhood Education, a stage in which the child is in the stage of development of the cognitive, social affective and psychomotor areas. Therefore, we encourage that play and toys are of paramount importance for learning, especially in Early Childhood Education, a stage in which the child is in the stage of development of the cognitive, socio-affective and psychomotor areas. Therefore, to guarantee the conditions for the teacher to insert the play in the best possible way in his planning and activities carried out is, at the same time, to guarantee a quality education for children in the age group from 0 to 5 years old.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3847
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Doralice1.pdf712.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.