Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3751
Authors: Rocha, Richele da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Spada, Ana Corina Machado
Title: Alfabetizar é uma questão de método?
Keywords: Linguagem;Leitura e escrita;Formação docente;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 26-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROCHA, Richele da Silva. Alfabetizar é uma questão de método? 2022. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este texto traz a sistematização de estudos de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia. O interesse pela temática foi orientado pela atuação junto ao Programa Residência Pedagógica desenvolvido junto ao Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins. O problema que orientou a estruturação da pesquisa foi: o processo de aquisição da leitura e da escrita se restringe ao conhecimento dos códigos do alfabeto (enquanto um sistema) e dos mecanismos da escrita? O questionamento se estruturou com base nas leituras e percepções de que, no Brasil, a questão do sucesso ou fracasso na alfabetização se deve ao método de ensino selecionado. Para melhor responder ao problema formulado, foi elaborado o seguinte objetivo geral: identificar a concepção de linguagem escrita que orienta as construções teóricas de autores que se dedicaram ao estudo do tema. Como objetivos específicos apresentam-se: conhecer como a formulação do pensamento e da linguagem é tratada por diferentes estudiosos no assunto; discutir brevemente a questão dos métodos de alfabetização e a trajetória histórica de alfabetização no Brasil; abordar brevemente os principais sistemas de avaliação do ensino, observando o que apontam sobre o aprendizado da leitura e da escrita dos estudantes. Os estudos baseados em Ferreiro (2000), Vygotsky (2001), Mortatti (2021), Soares (2001), Coelho (2011) sinalizam que a escrita precisa ser considerada na perspectiva de linguagem, de forma de comunicação e não como um código. Nesse sentido, a alfabetização não pode ser considerada em relação ao tipo de método utilizado e à maturidade e prontidão da criança. No processo de alfabetização, o objeto de conhecimento é a língua e, portanto, dominar o código escrito (a técnica) não vai assegurar a formação de leitores e produtores de texto. Palavras-chave: Linguagem. Leitura e escrita. Formação docente.
Abstract: Este texto presenta la sistematización de estudios para la conclusión de una carrera en Pedagogía. El interés por el tema estuvo guiado por el trabajo con el Programa de Residencia Pedagógica desarrollado en el Campus Miracema de la Universidad Federal de Tocantins, Brasil. El problema que orientó la estructuración de la investigación fue: ¿ el proceso de adquisición de lectura y escritura está restringido al conocimiento de los códigos alfabéticos (como sistema) y los mecanismos de la escritura? El cuestionamiento se estructuró a partir de lecturas y percepciones de que, en Brasil, el problema del éxito o fracaso en la alfabetización se debe al método de enseñanza seleccionado. Para ofrecer una mejor respuesta al problema formulado, se elaboró el siguiente objetivo general: identificar la concepción de lenguaje escrito que oriente las construcciones teóricas de los autores que se dedicaron al estudio del tema. Como objetivos específicos se presentan los siguientes: conocer como la formulación del pensamiento y el lenguaje es tratada por diferentes estudiosos sobre el tema; discutir brevemente el tema de los métodos de alfabetización y la trayectoria histórica de la alfabetización en Brasil; abordar brevemente los principales sistemas de evaluación de la enseñanza, señalando lo que dicen sobre el aprendizaje de los estudiantes a leer y escribir. Estudios basados en Ferreiro (2000), Vygotsky (2001), Mortatti (2021), Soares (2001), Coelho (2011) indican que la escritura debe ser considerada desde la perspectiva del lenguaje, como una forma de comunicación y no como un código. En este sentido, la alfabetización no puede considerarse en relación con el tipo de método utilizado y la madurez y disposición del niño. En el proceso de alfabetización el objeto del conocimiento es el lenguaje y, por tanto, el dominio el código escrito (la técnica) no asegurará la formación de lectores y productores de textos. Palavras-clave: Lenguaje. Lectura y escrita. Formación docente.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3751
Appears in Collections:Pedagogia

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