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dc.contributor.advisorSantos, Joedson Brito dos-
dc.contributor.authorRocha, Rosilda Cardoso Nolêto-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:05:34Z-
dc.date.available2022-04-13T14:05:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRocha, Rosilda Cardoso Nolêto. A merenda escolar e a garantia do direito a educação numa Escola da região do Bico. 2017. 72 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3744-
dc.description.abstractThe present Conclusion of the Course (TCC) discusses the relationship between the school meal program and its reflexes in guaranteeing the right to education, with the central objective of examining the contributions of the National School Feeding Program (PNAE) to ensure the right to Public school in a state school system in the municipality of Nazaré-TO. We chose to do a research of a qualitative nature. I have the Case Study as a methodological tactic where a school meal at the state school Piaçava was the unit of analysis. We made use of the form, interview and analyzed documents. Throughout the study, we understand that feeding is an essential condition for a human being to run after other rights and that Pnae is a program that suggests to have social relevance, since when proposing to contribute to biopsychosocial growth and development, learning, School performance and the formation of healthy habits of students, while we live in a country with great social inequalities and the majority of the children served by the program are low-income.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectMerendapt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectLunchpt_BR
dc.titleA merenda escolar e a garantia do direito a educação numa Escola da região do Bicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute a relação entre o programa da merenda escolar e seus reflexos na garantia do direito a educação, tendo como objetivo central examinar as contribuições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para assegurar o direito à educação pública, numa escola da rede estadual de ensino, no município de Nazaré-TO. Optamos por fazer uma pesquisa de natureza qualitativa tendo o Estudo de Caso como tática metodológica onde a merenda escolar na escola estadual Piaçava foi o objeto de análise. Fizemos o uso de formulário, de entrevista e analisamos ainda documentos. Compreendemos ao longo do estudo que a alimentação que é condição imprescindível para que um ser humano corra atrás de outros direitos e que o PNAE é um programa que sugere apresentar relevância social, uma vez que ao se propor contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos estudantes, ao posso que vivemos num país com grandes desigualdades sociais e grande maioria das crianças atendidas pelo programa são de baixa renda. Os resultados da pesquisa mostram que a escola desenvolve regularmente o PNAE, recebe os recursos advindos do FNDE e elabora ações e projetos que promovem a formação de hábitos alimentares saudáveis, e apesar dos recursos não ser suficiente como observamos na pesquisa o programa assegura o direito a educação e a permanência dos alunos na escola.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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