Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3691
Authors: Silva, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Vânia Maria Araújo
Title: Formação continuada de professores no município de Lajeado do Tocantins (2010-2018)
Keywords: Formação Continuada de Professores; Legislação educacional; Indicadores educacionais; Educação Municipal de Lajeado TO; Continuing Teacher Training; Educational legislation; Educational indicators
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SILVA, Maria das Graças Pereira. Formação continuada de professores no município de Lajeado do Tocantins (2010-2018). 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A Dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT). Aborda o tema formação continuada de professores no Município de Lajeado do Tocantins (2010-2018), e tem por objetivo compreender em que perspectiva assenta-se a proposta de formação continuada de professores da rede pública municipal de ensino de Lajeado/Tocantins no período entre 2010 e 2018. Numa linha crítica de investigação e abordagem, para tanto, adota-se a abordagem quantitativa e qualitativa, em que a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental configurando-se como uma pesquisa documental, e básica quanto a sua natureza e finalidade. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de formação continuada de professores, haja visto, o evidenciado nas análises dos indicadores educacionais. Todavia, a existência de acervo documental por si não garante a execução com eficiência do processo de formação continuada de professores. São marcantes a tensão e os obstáculos envolvendo o planejamento, a elaboração, a implementação, e a avaliação do processo de formação continuada de professores e a capacidade de implementação de políticas públicas educacionais no Município de Lajeado Tocantins.
Abstract: The dissertation is part of the research line Teacher Training of the Graduate Program of Education of the Federal University of Tocantins (PPGE-UFT). It addresses the theme of continuing education of teachers in the Municipality of Lajeado do Tocantins (2010- 2018), and aims to understand from what perspective the proposal of continuing education of teachers of the public school system of Lajeado / Tocantins is based in the period between 2010 and 2018. In a critical line of research and approach, to this end, the quantitative and qualitative approach is adopted, in which the research is carried out using the bibliographic and documentary analysis configuring itself as a documentary research, and basic as to its nature and purpose. It is emphasized the educational fragility that permeates the city, especially about the process of continuing teacher education, as seen in the analysis of educational indicators. However, the existence of a documentary collection by itself does not guarantee the efficient execution of the process of continuing teacher education. Stress and obstacles involving the planning, elaboration, implementation and evaluation of the process of continuing teacher education and the ability to implement educational public policies in the municipality of Lajeado Tocantins are striking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3691
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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