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dc.contributor.advisorSantos, Marta Azevedo dos-
dc.contributor.authorReis, Gilmária Apolinário-
dc.date.accessioned2022-02-25T13:47:04Z-
dc.date.available2022-02-25T13:47:04Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationREIS, Gilmária Apolinário. Programa academia da saúde: análise do processo pedagógico de educação permanente desenvolvido na formação presencial aplicada no estado do Tocantins.2020.121f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3667-
dc.description.abstractThe global advance of capitalism in recent decades has triggered changes in the ways of life, work and food of the populations, reflecting changes in the patterns of illness, characterized by high morbidity and mortality from non-communicable chronic degenerative diseases (NCDs). In Brazil, the Health Academy Program represents one of the main strategies to face the advance of NCDs Thus, aiming at strengthening it, the Ministry of Health developed a face-to-face training based on the programmatic contents of the program's technical notebook and aimed at building technical skills related to program management, in partnership with the Federal University of Tocantins (UFT). Based on this context, the present research analyzed the pedagogical process developed in the face-to-face training applied in the state of Tocantins. It is a qualitative educational research, using an action research methodology. For data analysis, we used content analysis and document analysis techniques. The analysis of the construction process of the technical notebook revealed an awareness-raising and dialogical methodology with fundamental contributions to the enrichment and relevance of the program content covered in presential training. About the construction of the pedagogical process of classroom training, the findings showed a dialectical and dialogical movement on the part of the responsible educational team. Regarding the teaching-learning process, pedagogical trends were identified in line with the theoretical-methodological framework proposed by educator Paulo Freire, on which PNEPS-SUS is based.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação Permanente em Saúde; Programa Academia da Saúde; Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem; Pedagogia Freiriana; Permanent Health Education; Health Academy Program; Active Teaching-Learning Methodologies; Freirean Pedagopt_BR
dc.titlePrograma academia da saúde: análise do processo pedagógico de educação permanente desenvolvido na formação presencial aplicada no estado do Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPires, Caroline Roberta Freitas-
dc.description.resumoO avanço global do capitalismo nas últimas décadas desencadeou modificações nos modos de vida, trabalho e alimentação das populações, repercutindo em alterações nos padrões de adoecimento caracterizados pela alta morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas não transmissíveis (DCNT). No Brasil, o programa Academia da saúde representa uma das principais estratégias para o enfrentamento ao avanço das DCNT. Assim, visando seu fortalecimento, o Ministério da Saúde desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), uma formação presencial baseada nos conteúdos programáticos do caderno técnico do programa e voltada à construção de capacidades técnicas relacionadas à gestão do programa. Partindo desse contexto, a presente pesquisa analisou o processo pedagógico desenvolvido na formação presencial aplicada no estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa educacional de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. A análise do processo de construção do caderno técnico revelou uma metodologia conscientizadora e dialógica com contribuições fundamentais para o enriquecimento e a relevância dos conteúdos programáticos abordados na formação presencial. Em relação à construção do processo pedagógico da formação presencial, os achados demonstraram um movimento dialético e dialógico por parte da equipe educacional responsável. Sobre o processo de ensino aprendizagem, foram identificadas tendências pedagógicas alinhadas ao referencial teórico-metodológico proposto pelo educador Paulo Freire, no qual a PNEPS-SUS se embasa.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCSpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

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