Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3645
Authors: Alencar, Gutemberg Farias de
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Thereza Christina Costa
Title: Aula de campo em geografia
Keywords: Ensino de Geografia.;Aula de campo.;Plano de aula.;Taquaruçu – Palmas (TO).
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALENCAR, Gutemberg Farias de. Aula de campo em geografia.2021. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa apresentar um plano de aula de campo com alunos do ensino fundamental do terceiro ao quarto ciclos, proporcionando o contato direto destes com as Matas de Galeria não Inundáveis do Brejo da Lagoa, na bacia hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande, no município de Palmas (TO), no sentido de consolidar conhecimentos a respeito da vegetação brasileira, florestas tropicais, biodiversidade e bioma Cerrado, assuntos estudados em sala de aula da disciplina de Geografia. O estudo foi realizado com base na revisão bibliográfica, em visita de campo preliminar de reconhecimento a área de estudo e no planejamento da aula de campo. Como resultados foi elaborado um plano de aula de campo a ser realizada no local anteriormente citado, que consta de pontos de observação e atividades a serem desenvolvidas, além de uma avaliação final. Como principais considerações, acredita-se que a proposição da aula de campo só terá a contribuir de forma positiva para com o ensino e aprendizagem de Geografia. Unir a teoria com a prática também poderá levará os alunos a se sentirem motivados ao estudar Geografia.
Abstract: The present work aims to present a field lesson plan with elementary school students from third to fourth cycles, providing their direct contact with the non-flooding gallery forests of Brejo da Lagoa, in the hydrographic basin of the Taquaruçu Grande stream, in the municipality of Palmas (TO), in order to consolidate knowledge about Brazilian vegetation, tropical forests, biodiversity and the Cerrado biome, subjects studied in the Geography classroom. The study was carried out based on the literature review, on a preliminary field visit to recognize the study area and on the planning of the field class. As a result, a field lesson plan was prepared to be held in the location, which consists of observation points and activities to be developed, in addition to a final assessment. As main considerations, it is believed that the proposition of the field class will only have to contribute positively to the teaching and learning of Geography. Bringing theory and practice together can also lead students to feel motivated when studying Geography.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3645
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gutemberg Farias de Alencar- Monografia.pdf3.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.