Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Gisele Detomazi-
dc.contributor.authorQueiroz, Matheus Moreira-
dc.contributor.authorQueiroz, Rafael Moreira-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:26:56Z-
dc.date.available2022-02-09T13:26:56Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Matheus Moreira; QUEIROZ, Rafael Moreira. TDAH no contexto escolar: possíveis metodologias para o ensino da matemática. 29 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3563-
dc.description.abstractThe theme of this article is Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context and possible methodologies that help the teaching-learning process of mathematics. This research aims to provide information regarding ADHD, its symptoms, treatments and mainly to analyze the educational context of children and adolescents with the disorder. It also presents strategies that help young people with ADHD to be included in the process of teaching mathematics, through games and psych pedagogical actions. The methodology used to support this work was bibliographic research on ADHD and mathematics teaching methodology in special education. It is observed that the teacher is the active agent within the educational panorama of mathematical learning and responsible for applying methodologies that aim to reach the motor, cognitive and social subjectivities of their students. It found that playful educational activities help to reduce anxiety, inattention and improve school performance of students with ADHD.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.titleTDAH no contexto escolar: possíveis metodologias para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO tema do presente artigo é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar e possíveis metodologias que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Esta pesquisa tem como objetivo trazer informações em relação ao TDAH, seus sintomas, tratamentos e principalmente analisar o contexto educacional de crianças e adolescentes com o transtorno. Apresenta, ainda, estratégias que auxilia jovens com TDAH a se incluírem no processo de ensino da matemática, através dos jogos e das ações psicopedagógicos. A metodologia utilizada para fundamentar este trabalho foram as pesquisas bibliográficas referentes ao TDAH e metodologia de ensino da matemática na educação especial. Observa-se que o professor é o agente ativo dentro do panorama educacional da aprendizagem matemática e responsável por aplicar metodologias que visem alcançar as subjetividades motoras, cognitivas e sociais de seus educandos. Constatou que as atividades lúdicas pedagógicas auxiliam na diminuição da ansiedade, desatenção e na melhora do rendimento escolar de alunos com TDAH.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Matheus Moreira Queiroz e Rafael Moreira Queiroz.pdf733.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.