Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3401
Authors: Fernandes, Elizangela dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Sheider, Magalis Bésser Dorneles
Title: As Dificuldades dos Acadêmicos do curso de Pedagogia na Compreensão dos Textos Científicos
Keywords: Dificuldades;Aprendizagem;Compreensão;Linguagem e Conhecimento
Issue Date: 20-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERNANDES, Elizangela dos Santos. As Dificuldades dos Acadêmicos do curso de Pedagogia na Compreensão dos Textos Científicos. 2021. 22f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é pesquisar sobre as dificuldades dos acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na compreensão dos textos científicos. O estudo foi embasado em autores que discutem essa temática como: Silva (2009), Yamaguchy e Furtado (2018), Genchini (2006), Freire (1989), Bakhtin (2004) entre outros. Utilizou-se a metodologia de caráter qualitativo a pesquisa foi realizada no Campus Universidade Federal do Tocantins, campus Arraias. Os sujeitos selecionados foram os acadêmicos do 2° período do curso de pedagogia, por motivo de serem estudantes ingressantes no curso e por estarem há mais de um período no curso, consequentemente mais de 6 (seis) meses em contato com os textos acadêmicos científicos. Aplicou-se o questionário em 15 (quinze) estudantes, no entanto, apenas 10 (dez) se propuseram a responder as questões. Os principais resultados alcançados na pesquisa vão desde a falta de familiaridade com as palavras utilizadas nos textos científicos, a falta do hábito de leitura. Assim, a falta de hábito de leitura no cotidiano dos estudantes e a falta de acesso às bibliotecas públicas dificultam ainda mais a leitura e compreensão dos textos científicos. Demonstrado, que a leitura, interpretação e compreensão dos textos deverão antes de tudo ser uma leitura de mundo, presentes nos textos e contextos dos discentes.
Abstract: The objective of this article is to research the difficulties faced by academics in the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins (UFT) in understanding scientific texts. The study was based on authors who discuss this theme: Silva (2009), Yamaguchy and Furtado (2018), Genchini (2006), Freire (1989), Bakhtin (2004) among others. The qualitative methodology was used and the research was Federal University of Tocantins, Arraias. The selected subjects were the academics of the 2nd period of the pedagogy course, for the reason that they are new students in the course and because they have been in the course for more than one period, consequently more than 6 (six) months in contact with the academic scientific texts. The questionnaire was applied to 15 (fifteen) students, however, only 10 (ten) proposed to answer the questions. The main results achieved in the research: the lack of familiarity with the words used in scientific texts, the lack habit of reading. Thus, the lack of reading habits in students' daily lives and the lack of access to public libraries make it even more difficult to read and understand scientific texts. Demonstrated, that the reading, interpretation and understanding of the texts must first of all be a reading of the world, present in the texts and contexts of the students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3401
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia - Elizangela dos Santos Fernandes.pdf464.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.