Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3340
Authors: CHAVES, Ludiane Serafim
metadata.dc.contributor.advisor: GUILHERME, Willian Douglas
Title: O plágio acadêmico refletido no curso de pedagogia, na UFT, campus de Arraias: o caso dos TCC defendidos nos anos de 2017 e 2018
Keywords: Plágio;Pedagogia;Universidade Federal do Tocantins;Arraias
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CHAVES, Ludiane Serafim. O plágio acadêmico refletido no curso de pedagogia, na UFT, campus de Arraias: o caso dos TCC defendidos nos anos de 2017 e 2018. 2021. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa envolveu a busca de plágio nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos, aprovados e disponibilizados na Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias nos anos de 2017 e 2018. O objetivo geral foi constatar a presença ou não de plágio nos TCC defendidos no Curso de Pedagogia da UFT, Campus de Arraias. No total foram analisados 87 TCC sendo, 18 defendidos em 2017 e 69 em 2018, distribuídos entre 28 orientadores entre professores substitutos, efetivos do Colegiado de Pedagogia e de outros colegiados. O tipo de plágio foco da pesquisa e identificado nos TCC foram trechos com cópias diretas de obras de outros autores sem os devidos créditos. Do total pesquisado, a pesquisa identificou 15 TCC com plágio distribuídos entre 10 professores, destes 8 efetivos, e dos efetivos, 5 com mais de 10 anos de casa. A pesquisa concluiu que o plágio está presente a uma taxa média de17,2% do total de TCC defendidos e aprovados entre 2017 e 2018, quase 1/5 do total, o que reflete a necessidade de um aprofundamento de discussão acerca do combate ao plágio acadêmico nas instituições de ensino superior. Assim como a necessidade urgente de aperfeiçoamento de professores para qualificarem-se na busca e prevenção ao plágio, assim como a atualização das políticas internas da UFT e compreensão do seu caráter interdisciplinar de atuação em todos os períodos do curso, sobretudo, os iniciais, a fim de dar maior visibilidade, suporte, conscientização, celeridade e apoio ao combate ao plágio acadêmico.
Abstract: This research involved the search for plagiarism in Course Conclusion Papers (TCC) defended, approved and made available at the Library of the Federal University of Tocantins, Campus de Arraias in 2017 and 2018. The general objective was to verify the presence or absence of plagiarism in the TCC defended in the UFT Pedagogy Course, Campus de Arraias. In total, 87 TCC were analyzed, with 18 defended in 2017 and 69 in 2018, distributed among 28 supervisors among substitute professors, effective members of the College of Pedagogy and other Colleges. The type of plagiarism that was the focus of the research and identified in the TCC were excerpts with direct copies of works by other authors without proper credit. Of the total surveyed, the survey identified 15 TCC with plagiarism distributed among 10 teachers, of these 8 effectives, and of the effective, 5 with more than 10 years of experience. The research concluded that plagiarism is present at an average rate of 18% of the total TCC defended and approved between 2017 and 2018, almost 1/5 of the total, which reflects the need for a deeper discussion about combating academic plagiarism in higher education institutions. As well as the urgent need to improve teachers to qualify themselves in the search for and prevention of plagiarism, as well as the updating of UFT's internal policies and understanding of its interdisciplinary character of action in all periods of the course, especially the initial ones, the in order to provide greater visibility, support, awareness, speed and support in the fight against academic plagiarism.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3340
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Ludiane Serafim Chaves.pdf505.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.