Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3338
Authors: SOUZA, Letícia Dias de
metadata.dc.contributor.advisor: VALADÃO, Erasmo Baltazar
Title: Dificuldade na alfabetização e letramento de jovens e adultos
Keywords: EJA;Formação docente;Prática pedagógica
Issue Date: 13-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUZA, Letícia Dias de. Dificuldade na alfabetização e letramento de jovens e adultos. 2021. 56 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como temática a Dificuldade na Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, contendo como principal objetivo identificar como se dar o preparo dos professores para trabalhar na EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no Munícipio de Arraias (TO), a unidade escolar oferta o segundo e terceiro segmento da EJA. A metodologia foi apoiada em uma pesquisa bibliográfica, seguida de estudo de caso, com base na abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento o questionário. Neste estudo nos embasamos em alguns teóricos, tais como: Gadotti (2008); Fonseca (2002); Soares (1996) e Freire (1993). Diante dos resultados obtidos na pesquisa concluímos que, as principais dificuldades encontradas em relação ao ensino da EJA estão ligadas ao fato do estudante não conseguir conciliar o estudo ao seu trabalho, a falta de formação específica do professor, a utilização de um currículo inadequado às especificidades da EJA e principalmente a ausência de políticas públicas que garanta a permanência desses estudantes no âmbito educativo.
Abstract: The present study has as its theme the Difficulty in Literacy and Literacy of Youth and Adults, containing as its main objective; identify how to prepare teachers to work at EJA. The research was carried out in a school located in the Municipality of Arraias (TO), the school unit offers the second and third segment of the EJA. The methodology was supported by a bibliographic research, followed by a case study, based on the qualitative approach, we used the questionnaire as an instrument. In this study we are based on some theorists, such as: Gadotti (2008); Fonseca (2002); Soares (1996) and Freire (1993). In view of the results obtained in the research, we conclude that the main difficulties encountered in relation to teaching YAE are linked to the student's photo notbeing able to reconcile the study with his work, the lack of teacher training, the use of a curriculum inadequate to the specificities of education. EJA and mainly the absence of public policies that guarantee the permanence of these students in the educational scope.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3338
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Monografia Pedagogia - Letícia Dias de Souza.pdf887.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.