Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3326
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dc.contributor.advisorVALADÃO, Erasmo Baltazar-
dc.contributor.authorJESUS, Cintia Bispo de-
dc.date.accessioned2021-11-16T11:45:45Z-
dc.date.available2021-11-16T11:45:45Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationJESUS, Cintia Bispo de. O transporte escolar de estudantes da zona rural: dificuldades e desafios enfrentados no percurso. 2020. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3326-
dc.description.abstractThe present study focuses on the difficulties that rural students face during their journey to school, in this perspective, we sought to find out if the service offered by public agencies meets the demand of the regions and what needs to improve with regard to the school transport in the countryside. Thus, as a general objective we intended to analyze the quality of school transport, and whether this transport really meets the region's demand. A theoretical study was carried out with authors addressing this topic, such as Caldart (2012), Arroyo (1999), Valadão (2018), Costa (2008), among others. The methodology addressed in this study is a qualitative research, which took place through the application of questionnaires to some students and teachers, an interview with some drivers and a direct observation in school transport. As a result, it was found that students still face numerous difficulties in getting to school, and that several issues regarding transportation need to be improved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectEscola no campopt_BR
dc.titleO transporte escolar de estudantes da zona rural: dificuldades e desafios enfrentados no percursopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é centrado nas dificuldades que os estudantes da zona rural enfrentam durante seu percurso até a escola. Nesta perspectiva, buscou-se descobrir se o atendimento oferecido pelos órgãos públicos atende à demanda da região é o que precisa melhorar no que diz respeito ao transporte escolar da zona rural. Assim, como objetivo geral buscou-se analisar a qualidade do transporte escolar, e se esse transporte atende realmente a demanda da região. Foi realizado um estudo teórico com autores que abordam sobre este tema, como Caldart (2012), Arroyo (1999), Valadão (2018), Costa (2008), entre outros. A metodologia adotada neste estudo é de uma pesquisa qualitativa, que se deu por meio da aplicação de questionários para alunos que utilizam o transporte escolar e professores, realização de entrevista com alguns motoristas e uma observação direta no transporte escolar. Com isso verificou-se que os estudantes ainda enfrentam inúmeras dificuldades para chegarem até a escola e que várias questões a respeito dos transportes precisam ser melhoradas.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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