Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3211
Authors: Celedonio, Patrícia Silvério da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Elisângela Aparecida Pereira de
Title: Engajamento mútuo de futuros professores de matemática nas atividades de estágio supervisionado I
Keywords: Estágio Supervisionado; Formação de Futuros Professores de Matemática; Comunidades de Prática; Engajamento Mútuo; Supervised Practice; Formation of Future Mathematics Teachers; Communities of Practice; Mutual Engagement
Issue Date: 30-Jun-2021
Citation: CELEDONIO, Patrícia Silvério da Silva. Engajamento mútuo de futuros professores de matemática nas atividades de estágio supervisionado I. 2021. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O Estágio Supervisionado é uma das disciplinas responsáveis por oportunizar o primeiro contato do futuro professor de Matemática com a realidade da escola de Educação Básica e com os seus processos educativos, o que vem sendo fonte principal de muitas pesquisas, estudos e reflexões entre pesquisadores e professores. Nesse sentido, compreendemos que as vivências e experiências dos estudantes estagiários potencializadas pelas atividades práticas realizadas nas escolas campo, assim como pelos estudos das teorias apresentadas e discutidas durante os encontros formativos da disciplina de Estágio, que ocorrem nos espaços da sala de aula da universidade, têm oportunizando a constituição de professores pesquisadores e reflexivos, reverberando de maneira positiva em sua futura atuação docente. Quanto a essa perspectiva constitutiva, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Em que termos do Engajamento Mútuo dos futuros professores de Matemática são empreendidas as atividades planejadas para a realização da disciplina de Estágio I? Partindo desse questionamento, definimos o objetivo de Investigar o Engajamento Mútuo de Futuros Professores de Matemática na Mobilização das Atividades Planejadas para a disciplina de Estágio I. A partir dessa propositiva, optamos pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa junto aos 22 estudantes regularmente matriculados na disciplina de Estágio I do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, tendo como foco de estudos as práticas de Socialização de ações, as discussões e as reflexões sobre as vivências e experiências dos estudantes estagiários em suas atividades práticas de Observação. Nesse cenário, buscou-se investigar os elementos do Engajamento Mútuo apresentados pelos estudantes durante a realização das atividades planejadas. O processo de captação de informações se deu no decurso dos 18 encontros formativos da disciplina de Estágio I, sendo as informações registradas em caderno de campo, da observação participante, do uso de recursos audiovisuais, da leitura dos Relatórios Finais das Atividades de Estágio e de dois instrumentos de recolha de informações, a saber: a Constituição de Si no Estágio Supervisionado I e o Percurso Constitutivo de Futuros Professores de Matemática. Para análise, organizamos as aulas em 3 blocos de Atividades Formativas e Constitutivas. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria de Comunidades de Prática, em particular, aos elementos que possibilitam o Engajamento Mútuo. Como resultado, evidenciamos características do Engajamento Mútuo dos futuros professores de Matemática durante a realização das atividades planejadas para a disciplina de Estágio I. Enfatizamos que, ao se engajarem na realização dos Empreendimentos propostos, esses estudantes apresentaram características de que já estão desenvolvendo sua identidade profissional docente. Deste modo, compreendemos que, além do engajamento dos estudantes, os momentos de socializações, discussões e reflexões oportunizados no decorrer da disciplina corroboraram para sua formação docente, assim como a aproximação entre a UFT e as escolas campo de Observação.
Abstract: The Supervised Practice is one of the disciplines responsible for providing the first contact of the future Mathematics teacher with the reality of the Basic Education schools and with its educational processes, which has been the main source of many researches, studies and reflections among researchers and teachers. In this sense, we understand that the experiences of trainee teachers enhanced by the practical activities carried out in the field schools, as well as by the studies of the theories presented and discussed during the formative meetings of the Supervised Practice course, which take place in the university classroom have provided opportunities for the constitution of research and reflective teachers, reverberating positively in their future teaching activities. In this constitutive perspective, we seek to answer the following research question: In what terms of the Mutual Engagement of future Mathematics teachers are the activities planned to carry out the Supervised Practice Course I? Based on this questioning, we defined the objective of Investigating the Mutual Engagement of Future Mathematics Teachers in the Mobilization of Planned Activities for the Supervised Practice Course I. From this proposal, we opted for the qualitative approach of the participant research type. To this end, we developed the research with the 22 students regularly enrolled in the Supervised Practice Course I of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Tocantins (UFT), Araguaína Campus, focusing on the moments of socialization of actions, discussions and reflections on the experiences of the trainee students in their Observation practice activities. In this scenario, we sought to highlight the elements of Mutual Engagement presented by students during the performance of planned activities. The information gathering process took place during the 18 formative meetings of the Supervised Practice Course I, with the information recorded in a field notebook, the participant observation, the use of audiovisual resources, the reading of the Final Reports of the Internship Activities and two instruments for collecting information, namely: the Self Constitution in Supervised Practice Course I and the Constitutive Path of Future Mathematics Teachers. For analysis, we organized the classes in 5 blocks of formative and constitutive activities. The collected data were analyzed in the light of the Communities of Practice theory, in particular, the elements that enable Mutual Engagement. As a result, we have evidenced characteristics of the Mutual Engagement of future Mathematics teachers during the performance of the activities planned for Supervised Practice Course I. We emphasize that, when engaging in the realization of the proposed Projects, the students showed characteristics that they are already developing their professional identity. In this way, we understand that, in addition to the engagement of students, the moments of socialization, discussions and reflections offered during the course contributed to their teacher training, as well as the approximation between UFT and observation field schools.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3211
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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