Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3205
Authors: Santos, Camila Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Mariano, Wagner dos Santos
Title: As vicissitudes no ensino de ciências na escola: concepções sobre o conceito de ciências e a implantação da disciplina de iniciação científica
Keywords: Ciência; Educação Científica; Ensino de Ciências; Ensino Médio; Science; Science Education; Science teaching; High school
Issue Date: 12-May-2021
Citation: SANTOS, Camila Pereira dos. As vicissitudes no ensino de ciências na escola: concepções sobre o conceito de ciências e a implantação da disciplina de iniciação científica. 2021. 95f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar considerações acerca da Alfabetização Científica por meio da descrição do processo de implantação da disciplina de Iniciação Científica e Pesquisa na educação básica, tomando como base uma escola de rede pública de ensino do município de Araguaína (TO), buscando compreender quais os desafios encontrados no processo de implantação e prática do professor da disciplina e suas potencialidades para a Educação Científica de alunos do Ensino Médio. Para tanto, este estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, estruturado em três capítulos, a fim de construir um caminho que auxilie na compreensão dos processos que o envolve, iniciando-se por uma revisão sistemática que busca discutir por meio de referencias o tema desde seu contexto histórico ao contexto de ensino na educação básica. No capítulo seguinte são apresentados os dados de uma investigação realizada através da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi, que buscou compreender qual a percepção de alunos do Ensino Médio sobre o que é Ciência. No terceiro e ultimo capitulo, são descritos os processos que envolvem a implantação da disciplina de Iniciação Científica e Pesquisa, a qual tem sua narrativa construída por meio de um Estudo de Caso. Por fim, através desse estudo tornou-se possível alcançar diferentes reflexões acerca dos caminhos que envolvem o processo de aprender e ensinar sobre Ciências. A partir disso, passamos conceber que o processo de ensino de ciências possui muito mais que o intuito de ensinar sobre o conhecimento científico e suas características, mas deve ser transmitido aos educandos de modo que contribua para além da sua formação escolar e científica, mas sim como uma prática de valor social que resulte em consequências positivas para o dia-a-dia enquanto cidadãos. Além disso, foi possível inferir que muito mais que resultados que discutam a educação científica por meio da implantação de uma disciplina na educação básica, este estudo gerou diferentes reflexões a respeito do modo como aprendemos (enquanto professores) e ensinamos ciências para nossos alunos. É necessário que em nossa prática em sala de aula possamos refletir diariamente sobre a necessidade de progredimos em nossa formação para então auxiliar no crescimento e aprendizagem dos nossos alunos por meio da educação em Ciências.
Abstract: This research aims to present considerations about Scientific Literacy through the description of the process of implantation of the discipline of Scientific Initiation and Research in basic education, based on a public school in the city of Araguaína (TO), seeking to understand which challenges encountered in the process of implantation and practice of the subject's teacher and its potential for the Scientific Education of high school students. To this end, this study is a qualitative research, structured in three chapters, in order to build a path that helps to understand the processes that involve it, starting with a systematic review that seeks to discuss through references the theme from its historical context to the teaching context in basic education. The following chapter presents data from an investigation carried out through the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi, which sought to understand the perception of high school students about what science is. In the third and last chapter, the processes involving the implementation of the Scientific Initiation and Research discipline are described, which has its narrative built through a Case Study. Finally, through this study it became possible to achieve different reflections on the paths that involve the process of learning and teaching about Science. From this, we started to conceive that the science teaching process has much more than the intention of teaching about scientific knowledge and its characteristics, but it must be transmitted to students in a way that contributes beyond their school and scientific training, but rather as a practice of social value that results in positive consequences for everyday life as citizens. In addition, it was possible to infer that much more than results that discuss science education through the implementation of a discipline in basic education, this study generated different reflections regarding the way we learn (as teachers) and teach science to our students. It is necessary that in our practice in the classroom we can reflect daily on the need to progress in our training so as to help our students grow and learn through science education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3205
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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