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Authors: Silva, Luciana Conceição da
metadata.dc.contributor.advisor: Campos, Alice
Title: Sentidos, significados e representações sociais sobre educação: a perspectiva de homens presos na unidade penal de Tocantinópolis/TO
Keywords: Educação na prisão.;Representações Sociais.;Sentido e significado.;Homens privados de liberdade.;Prison education.;Social Representations.;Sense and Meaning.;Men deprived of liberty.
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Luciana Conceição da.Sentidos, significados e representações sociais sobre educação: a perspectiva de homens presos na unidade penal de Tocantinópolis/TO 2021 . 95 f. Monografia (Graduação) - Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciência Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. 2021.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso inserido na temática da educação em contexto de privação de liberdade e que teve por objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos à educação por homens presos participantes de um clube de leitura na prisão à luz da categoria analítica de representações sociais. Teve como suporte teórico- metodológico os princípios da Pesquisa Participantes, valendo-se de Roda de Conversa e observação participante para obtenção dos dados, os quais foram submetidos posteriormente a uma análise de conteúdo. Obteve-se seis grandes temas de análise, sendo um deles relacionado aos motivos que levam as pessoas presas a participarem das atividades educativas; dois deles sobre os sentidos que estas pessoas atribuem a essas atividades e ao espaço educativo dentro da prisão; e três sobre os significados e representações sociais da educação dentro e fora da prisão. Os resultados revelam que a remição de pena é um dos principais motivos que os levam as pessoas a estudarem na prisão, porém esta não é a única razão, já que apontam também a melhoria de vida durante o aprisionamento e a oportunidade de aprendizado. Com relação aos sentidos, os resultados revelam que o espaço educativo se configura com um ambiente melhor para se estar dentro da prisão. Neste espaço educativo experimentam diferentes sensações a partir das atividades nele propostas. Os sentidos atribuídos às ações educativas evidenciam que elas impactam nos comportamentos e pensamentos dos participantes, possibilitando que se sintam mais humanos e que (re) estabeleçam laços sociais e com a família. Na dimensão dos significados e Representações Sociais da educação na prisão, é possível perceber que há aproximações e diferenças em relação à educação extramuros; que ela proporciona experiências que ocupam a mente, estimulam a participação, geram a sensação de liberdade, os distanciam da identidade de criminoso e reduzem o tempo de aprisionamento, as quais contrastam com a lógica da prisão. Percebe-se, ainda, que a educação na prisão é simultaneamente vista como benefício e segunda chance para retomar os estudos, ofertada por seres iluminados, mas também como possibilidade para o estabelecimento de novas relações com a prática educativa. Palavras-Chave: Educação na prisão. Representações
Abstract: This research is a case study inserted in the theme of education in the context of deprivation of liberty and which aimed to understand the senses and meanings attributed to education by male prisoners participating in a reading club in prison in the light of the analytical category of social representations. It had as theoretical-methodological support the principles of the Participant Research, using the Conversation Wheel and participant observation to obtain the data, which were later submitted to a content analysis. Six major themes of analysis were obtained, one of them being related to the reasons that lead people in prison to participate in educational activities; two of them about the meanings that these people attribute to these activities and to the educational space inside the prison; and three on the meanings and social representations of education inside and outside prison. The results reveal that the remission of sentence is one of the main reasons that lead people to study in prison, but this is not the only reason, as they also point to an improvement in life during imprisonment and the opportunity for learning. Regarding the meanings, the results reveal that the educational space is configured as a better environment to be inside the prison. In this educational space they experience different sensations from the activities proposed in it. The meanings attributed to educational actions show that they impact on the participants' behavior and thoughts, enabling them to feel more human and to (re)establish social and family ties. In the dimension of the meanings and Social Representations of education in prison, it is possible to notice that there are similarities and differences in relation to extramural education; that it provides experiences that occupy the mind, stimulate participation, generate a sense of freedom, distance them from the criminal identity and reduce the time of imprisonment, which contrasts with the logic of prison. It is also noticed that education in prison is simultaneously seen as a benefit and a second chance to resume studies, offered by enlightened beings, but also as a possibility for establishing new relationships with educational practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3201
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