Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCruz, Betty Clara Barraza De La-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Alan Cardec Alves-
dc.date.accessioned2021-09-16T11:36:26Z-
dc.date.available2021-09-16T11:36:26Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Alan Cardec Alves. Proposta de uma sequência didática interdisciplinar no ensino de proporção.2020.81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3091-
dc.description.abstractBrazilian education has sought to raise the quality of teaching to minimize the difficulties of students and consequently improve their rates in terms of learning. Mathematics is one of the main challenges for this improvement to happen. Given the difficulties that students have when studying, it is necessary to invest in new methodologies, and one of them is the object of this dissertation, which proposes the development of a didactic sequence contextualizing food and sports so that students in the eighth grade of elementary school II learn the content of Proportion. The exploration of theoretical frameworks by making a bibliographic review was the methodology applied using the deductive method. During the writing of this dissertation it was observed that the theories of learning added to the methodology by repetition and memorization can contribute significantly to the teaching work in the classroom. The main result of the work is a didactic sequence, with an interdisciplinary approach and significant learning aimed at elementary school teachers II who intend to innovate in the classroom.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTeorias de Aprendizagem; Sequência Didática; Matemática; Memória; Learning Theories; Didactic Sequence; Mathematics; Memorypt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática interdisciplinar no ensino de proporçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira tem buscado elevar a qualidade do ensino para minimizar as dificuldades dos alunos e consequentemente melhorar seus índices em termos de aprendizagem. A matemática é um dos principais desafios para que essa melhora aconteça. Diante das dificuldades que os alunos apresentam ao estudar julga-se necessário investir em novas metodologias e uma delas é o objeto dessa dissertação, que tem como proposta a elaboração de uma sequência didática contextualizando alimentos e esportes para que os alunos do oitavo ano do ensino fundamental II aprendam o conteúdo de Proporção. A exploração dos referenciais teóricos fazendo revisão bibliográfica foi a metodologia aplicada usando o método dedutivo. No decorrer da escrita dessa dissertação, observou-se que as teorias de aprendizagem somadas com a metodologia por repetição e memorização poderá contribuir significativamente com o trabalho docente em sala de aula. O resultado principal do trabalho é uma sequência didática, com abordagem interdisciplinar e aprendizagem significativa, destinado a professores de ensino fundamental II que pretendam inovar em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMatpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Alan Cardec Alves Oliveira - Dissertação.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.