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Authors: Brito, Igor Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Carlos Frederico Pereira da
Title: Democracia fragilizada na era cibernética: dados online e a eleição de Donald Trump em 2016
Keywords: Marketing Eleitoral;Eleição Trump 2016;Democracia;Liberdade;Privacidade;Dados Online;Cambridge Analytica;Electoral Marketing;Trump Election 2016;Democracy;Freedom;Privacy;Online data;Cambridge Analytica
Issue Date: 15-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Igor Alves de. Democracia fragilizada na era cibernética: dados online e a eleição de donald trump em 2016. 2021. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A Internet e as Redes Sociais são ferramentas que vem revolucionando o mundo cada vez mais, fortificando a globalização, facilitando diversos processos, quebrando fronteiras sociais e sendo usada por empresas com o intuito de exercer influência em processos democráticos, como eleições presidenciais. Vale ressaltar que toda ação feita por nós dentro da internet é deixada rastros, como: por onde andamos, onde estivemos, aonde viajamos, estabelecimentos que frequentamos, localizações, ações dentro de plataformas, likes, follows, interações, cartões de crédito, pesquisas. Então, pode-se dizer que estamos sendo lidos, interpretados e entendidos por máquinas super inteligentes, como algoritmos super poderosos, ao ponto de saberem nossas dores, comportamentos mentais, posicionamentos e até nossas opiniões políticas. Todas essas informações estão sendo armazenadas em algum lugar e usufruída por uma indústria que movimenta bilhares de dólares todo ano, só não sabemos exatamente aonde e nem exatamente quem as usam em prol de seus interesses. Por esse motivo que alguns dizem que nossos dados online devem fazer parte dos nossos direitos fundamentais, tendo que ser levado para dentro das diretrizes dos Direitos Humanos, por se tratar de nossos dados pessoais. Por este motivo, este trabalho será estruturado teoricamente entre Neoliberalismo e o Liberalismo, sendo o Neoliberalismo para abordar o cenário em que empresa(s) usam dados online para interferirem em processos políticos e na privacidade dos indivíduos e o Liberalismo para reforçar a defesa dos direitos políticos e civis dos indivíduos. O presente trabalho busca abordar o Marketing Eleitoral do Trump em 2016, afim de responder se esse tipo de prática pode contribuir para a fragilização da democracia em uma sociedade através da fragilização dos direitos de privacidade do indivíduo. Será levado também em consideração a participação da empresa Cambridge Analytica (CA) empresa de comunicações que era líder mundial em dados online, que através das informações adquiridas dos cidadãos estadunidenses criaram campanhas persuasivas afim de mudar o posicionamento político dos Democratas a favor do Republicano, Donald Trump.
Abstract: The Internet and social networks are tools which have been revolutionizing the world more and more, reinforcing globalization, facilitating a range of processes, breaking social frontiers and being used by companies with the intent to exert influence over democratic processes, such as presidential elections. It must be noted that every action performed by us inside the Internet leaves traces, like where we go to, where we have been or traveled to, establishments we frequently go to, locations, actions within platforms, likes, follows, interactions, credit cards, research history. Thus, it can be said that we are being read, interpreted and understood by super intelligent machines, with super powerful algorithms, to the point in which they know our pains, mental behaviors, positions and even our political opinions. All this information is being stored somewhere and being benefitted by an industry that moves billions of dollars every year, we just do not know exactly where nor who use it for their interests. For this reason some say that our online data must be part of our fundamental rights, having to be implemented in the guidelines of the Human Rights, for its relation to our personal data. Because of that, this paper is theoretically structured between Neoliberalism and Liberalism, in which Neoliberalism has to do with the scenario where companies use online data to interfere in political processes and people’s privacy whereas Liberalism has to do with the reinforcement ofthe defense of people’s civil and political rights. This work aims to approach Trump’s Electoral Marketing in 2016, as to answer if this kind of practice can contribute to the weakening of democracy in a society through the weakening ofthe individual's privacy rights. It will also be taken into consideration the participation of Cambridge Analytica (CA), a communication company that was a worldwide leader in online data, that, through information acquired from American citizens, created persuasive campaigns with the purpose to change political positions of Democrats in favor ofthe Republican, Donald Trump.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3090
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