Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/3055
Authors: | Santos, Raimundo Ribeiro dos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Melo, Elisângela Aparecida Pereira de |
Title: | Negociações entre os saberes Iny-Karajá e os conhecimentos de ciências e de matemáticas |
Keywords: | Ritual de Ijasò; Pinturas corporais; Comunidades de prática; Ensino de Ciências e de Matemática; Ijasò ritual; Body paintings; Communities of practice; Science and Mathematics Teaching |
Issue Date: | 18-Jun-2021 |
Citation: | SANTOS, Raimundo Ribeiro dos. Negociações entre os saberes Iny-Karajá e os conhecimentos de ciências e de matemáticas. 2021. 118f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | Considerando a complexidade que envolve o ensino de Ciências e de Matemática e a formação do professor indígena no contexto da diversidade sociocultural, investigou-se nesse trabalho a prática do ritual de Ijasò, no sentido de compreender e descrever as pinturas corporais como saberes socioculturais empreendidos pelo povo indígena Iny-Karajá e as possibilidades de negociação com os processos de ensino de Ciências e de Matemática. Portanto, a nossa questão de pesquisa buscou saber: Em que termos os saberes socioculturais empreendidos nas pinturas corporais podem mobilizar conhecimentos e possibilitar a negociação de significados para ensinar Ciências e Matemática? Para a recolha das informações na comunidade indígena Itxala recorremos a pesquisa qualitativa etnográfica e assumimos a abordagem teórica de Comunidades de Prática, como possibilidades de reflexão, interpretação e negociação de significados que subsidiam atividades para o ensino de Ciências e de Matemática na Escola Estadual Indígena Itxala. Ademais, compreendemos por meio das análises que a comunidade de professores indígenas Iny-Karajá que ensinam Ciências e Matemáticas, compartilham experiências e vivências, a partir de um domínio de saberes originários e tradicionais, interagindo ativamente em uma prática sociocultural educativa, mediada e legitimada por fazeres e saberes que comungam engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado de conhecimentos e de práticas culturais e escolares, constituindo-se como uma comunidade de prática. Portanto, a prática educativa escolar para ensinar Ciências e Matemáticas se materializa na negociação de significados dos saberes e fazeres advindos das práticas socioculturais, possibilitando conhecimentos e novas aprendizagens em contextos escolar, familiar e comunitário. |
Abstract: | Considering the complexity involved in the teaching of Science and Mathematics and the training of indigenous teachers in the context of sociocultural diversity, this work investigated the practice of the Ijasò ritual, in order to understand and describe body painting as sociocultural knowledge undertaken by the Iny-Karajá indigenous people and the possibilities of negotiation with the teaching processes of Science and Mathematics. Therefore, our research question sought to know: In what terms the sociocultural knowledge undertaken in body paintings can mobilize knowledge and enable the negotiation of meanings to teach Science and Mathematics? To collect information on the Itxala indigenous community, we used ethnographic qualitative research and adopted the theoretical approach of Communities of Practice, as possibilities for reflection, interpretation and negotiation of meanings that support activities for the teaching of Science and Mathematics at the Itxala Indigenous State School. Furthermore, we understand through the analyzes that the community of Iny-Karajá indigenous teachers who teach Science and Mathematics, share experiences and experiences, from a domain of original and traditional knowledge, actively interacting in an educational sociocultural practice, mediated and legitimized by doings and knowledge that share mutual engagement, joint venture and shared repertoire of knowledge and cultural and school practices, constituting a community of practice. Therefore, the school educational practice to teach Science and Mathematics materializes in the negotiation of meanings of knowledge and actions arising from sociocultural practices, enabling knowledge and new learning in school, family and community contexts. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/3055 |
Appears in Collections: | Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Raimundo Ribeiro dos Santos - Dissertação.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.