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dc.contributor.advisorSouza, Marcus Vinicius Ribeiro e-
dc.contributor.authorPimentel, Filipe Andrade Lima-
dc.date.accessioned2021-08-23T19:10:09Z-
dc.date.available2021-08-23T19:10:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Filipe Andrade Lima. Comportamento de uma mistura asfáltica modificada pela adição de fibras sintéticas. 86f. Monografia (Graduação)- Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3025-
dc.description.abstractThe present work proposed the development of a modified asphalt mixture with the addition of a mixture of polypropylene and aramid fibers, for contents of 0.5%, 1.0% and 1.5% added in relation to the weight of the binder. The ligand used in the research corresponds to a CAP50 / 70 and the aggregates were granitic collected in a quarry located in the region of the city of Palmas - TO. After the proper dosage of the mixture, the mechanical behavior of the mixtures was evaluated according to the Marshall methodology and the study was complemented by a tensile strength test by diametrical compression. From the results, it was observed that the optimum content without added fibers that meets the standards is the content of 5% of binder. The contents with added fibers promoted a gain in tensile strength and a significant drop in the bitumen / voids ratio. In addition, when adding fibers, an improvement in the stability of the asphalt mixture was found. The results are promising columns, showing a high potential for the addition of fibers, thus justifying the possibility of creating specific regulations for the category.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectConcreto asfáltico modificadopt_BR
dc.subjectFibras sintéticaspt_BR
dc.subjectAramidapt_BR
dc.subjectPolipropilenopt_BR
dc.titleComportamento de uma mistura asfáltica modificada pela adição de fibras sintéticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs o desenvolvimento de uma mistura asfáltica modificada com a adição de uma mescla de fibras de polipropileno e aramida, para teores 0,5%, 1,0% e 1,5% adicionados em relação a peso do ligante. O ligante utilizado na pesquisa corresponde a um CAP50/70 e os agregados foram graníticos coletados em pedreira situada na região da cidade de Palmas – TO. Após a devida dosagem da mistura avaliou-se o comportamento mecânico das misturas segundo a metodologia Marshall e complementou-se o estudo por ensaio de resitência tração por compressão diametral. Dos resultados se observou que o teor ótimo sem adição de fibras que atende as normativas é o teor de 5 % de ligante. Já os teores com adição de fibras promoveram ganho de resistência a tração e queda significativa na relação betume / vazios. Além disso ao se adicionar fibras constatou-se uma melhora na estabilidade da mistura asfáltica. Os resultados se apresentaram promissores, mostrando um potencial elevado da adição de fibras, justificando assim a possiblidade da criação de normativas específicas á categoria.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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