Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2928
Authors: Nunes, Kayla Pachêco
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena de Oliveira da
Title: Contribuições da semiótica para práticas de leitura em tempos de fake news: uma proposta de atividades para o ensino fundamental
Keywords: Fake news; Educação midiática; Práticas de leitura; Ensino; Semiótica discursiva; Media education; Reading practices; Teaching; Discursive semiotics
Issue Date: 29-Apr-2021
Citation: NUNES, Kayla Pachêco. Contribuições da semiótica para práticas de leitura em tempos de fake news: uma proposta de atividades para o ensino fundamental. 2021.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Nossa pesquisa apresenta uma alternativa didática para professores no trabalho com a leitura de textos no Ensino Fundamental. A partir de experiência docente em uma escola rural no norte do Tocantins, ancorada na semiótica discursiva, que considera o texto fruto da construção do sujeito em contato com o objeto, a proposta consiste na leitura dos gêneros do campo jornalístico-midiático envolvendo, mais particularmente o fenômeno da fake news, um dos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa previsto na BNCC (BRASIL 2018). Com base nos estudos de Greimas e Courtés (2018), Fiorin (1990, 2004, 2016), Landowski (2014, 2016), Sousa e Teixeira (2014, 2019), Barros (2005, 2019) e Silva (2017, 2019, 2020),também nos documentos oficiais que tratam do Ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente os PCNLP (BRASIL, 1998), a BNCC (BRASIL, 2018) e o Documento Curricular do Tocantins na área de Linguagens (TOCANTINS, 2019), a investigação observa textos informativos com recursos não-verbais imagéticos, considerados pela semiótica como sincréticos, presentes na mídia digital. Definimos como objetivo geral definir estratégias didáticas para a leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados no suporte digital, a partir da investigação das regularidades que podem concorrer para uma sintaxe dos textos que falseiam a realidade. Para isso, utilizamos como caminho metodológico a pesquisa documental e revisão bibliográfica para a elaboração do caderno pedagógico, com o intuito deorientar professores para atuação em sala de aula e, assim, proporcionar contribuições para as práticas de leitura desenvolvidas na escola. O resultado nos mostrou que o produto desenvolvido possibilita, aos alunos, o diálogo com as múltiplas linguagens tão presentes no nosso dia a dia e que pode servir de roteiro para sugerir estratégias e auxiliar no processo de identificação e prevenção aos fenômenos das fake news e pós-verdade. Isso amplia a prática pedagógica na aquisição de competências e habilidades necessárias à didática da leitura e à formação de leitores.
Abstract: Our research presents a didactic alternative for teachers working with reading texts in elementary school. From teaching experience in a rural school in northern Tocantins, anchored in discourse semiotics, which considers the text as the result of the construction of the subject in contact with the object, the proposal consists in the reading of genres of the journalistic-media field involving, more particularly, the phenomenon of fake news, one of the contents of the subject of Portuguese Language provided in the BNCC (BRASIL 2018). Based on the studies of Greimas and Courtés (2018), Fiorin (1990, 2004, 2016), Landowski (2014, 2016), Sousa and Teixeira (2014, 2019), Barros (2005, 2019) and Silva (2017, 2019,2020), also on the official documents dealing with the Teaching of Portuguese Language, more specifically the PCNLP (BRASIL, 1998), the BNCC (BRASIL, 2018) and the Curriculum Document of Tocantins in the area of Languages (TOCANTINS, 2019), the investigation observes informative texts with imagetic non-verbal resources, considered by semiotics as syncretic, present in digital media. We defined it as a general objective to investigate regularities that construct false information in genres of the journalistic-media field, as well as to present reading strategies to assist in the deconstruction of these practices based on discursive semiotics. To do so, we used as methodological path document research and literature review for the elaboration of the pedagogical notebook, in order to guide teachers to act in the classroom and, thus, provide contributions to the reading practices developed at school. The result showed us that the product developed enables students to dialogue with the multiple languages that are so present in our daily lives, and that it can serve as a roadmap to suggest strategies and assist in the process of identification and prevention of the phenomena of fake news and post-truth. This broadens pedagogical practice in the acquisition of skills and abilities necessary for the teaching of reading and the formation of readers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2928
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