Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Suelen Silva de-
dc.contributor.authorRamos, Thiago Silva-
dc.date.accessioned2021-06-01T20:57:34Z-
dc.date.available2021-06-01T20:57:34Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationRAMOS, Thiago Silva. Metodologias de ensino da língua brasileira de sinais - LIBRAS: proposta de ensino para ouvintes por meio de produções literárias surdas. 2019. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2768-
dc.description.abstractA Língua Brasileira de Sinais – Libras, reconhecida pela Lei 10.436/2002 vem ganhando espaço no ambiente escolar. A disciplina de Libras, em consonância com o Decreto 5.626/2005, que dispõe o uso e difusão da Libras, ocorre no município de Porto Nacional no ensino básico para alunos ouvintes. O ensino é relevante para a formação do indivíduo e se torna crescente a preocupação com o ensino- aprendizagem dos estudantes bem como a busca por metodologias que efetivem o fazer-educar. Desde a Educação Infantil, os estudantes têm contato com a Literatura como ferramenta que o professor se apropria para ensinar aspectos culturais, sociais e linguísticos de uma língua. Assim, surge o questionamento: “como usar as produções literárias surdas como recurso para o ensino da Libras como L2?”. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da Libras para ouvintes por meio de produções literárias surdas. A Literatura Ssurda é expressa, de forma sinalizada e escrita, com características histórias, culturais e de lutas do povo surdo o que proporciona a prática da leitura de textos sinalizados apresentados em vídeos. O método foi aplicado em uma escola particular do município de Porto Nacional – durante a prática de estágio como regente. Esta pesquisa se classifica em aplicada, tendo uma abordagem qualitativa, usando do método hipotético-dedutivo, a qual é caracterizada por ser pesquisa-ação. Portanto, foi perceptível que o ensino da Libras para ouvintes se tornou efetivo por meio de produções literárias surdas, pois foi promovido um ensino dinâmico e ativo na qual os alunos puderam aplicar os conhecimentos e produzir na língua-alvo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectL2pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectL2pt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleMetodologias de ensino da língua brasileira de sinais - LIBRAS: proposta de ensino para ouvintes por meio de produções literárias surdaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor-coPinho, Katia Rose Oliveira de-
dc.description.resumoThe Brazilian Sign Language - Libras, recognized by Law 10.436 / 2002 has been gaining space in the school environment. The discipline of Libras, in line with Decree 5,626 / 2005, which provides for the use and dissemination of Libras, occurs in the municipality of Porto Nacional in basic education for hearing students. Teaching is relevant to the formation of the individual and there is a growing concern with the teaching-learning of students as well as the search for methodologies that effect the doing-educating. Since early childhood education, students have contact with literature as a tool that the teacher appropriates to teach cultural, social and linguistic aspects of a language. Thus, the question arises: "how to use deaf literary productions as a resource for teaching Libras as L2?". Thus, this research aims to present a proposal for teaching Libras to listeners through deaf literary productions. Deaf literature is expressed, in a signed and written form, with historical, cultural and struggling characteristics of the deaf people, which provides the practice of Reading signed texts presented in videos. The method was applied in a private school in the municipality of Porto Nacional - during the practice of internship as a conductor. This research is classified as applied, taking a qualitative approach, using the hypothetical-deductive method, which is characterized by action research. Therefore, it was noticeable that the teaching of Libras to listeners became effective through deaf literary productions, as it was promoted a dynamic and active teaching in which students were able to apply their knowledge and produce in the target language.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Silva Ramos - Monografia.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.