Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2751
Authors: Santos, Arlene Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraro, Juliana Ricarte
Title: A viablidade das oficinas pedagógicas no ensino de história
Keywords: Oficinas Pedagógicas;Ensino de História;Viabilidade;Disciplina de história;Pedagogical Workshops;History Teaching;Feasibility;History discipline
Issue Date: 27-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Arlene Alves dos. A viablidade das oficinas pedagógicas no ensino de história. 2016. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa a baixo discorre as vias possíveis para a realização do uso das oficinas pedagógicas no ensino de história, no ensino fundamental e médio, Constata que é possível utilizar esse método de ensino de forma coerente com os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e com a LDB (lei de diretrizes e bases da educação), reforça o papel do professor como construtor do conhecimento demonstrando evidências deste papel de forma clara e precisa, devido à possibilidade do uso da criatividade e da prática no ensino de história. Com base nas oficinas realizadas no Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira em Porto Nacional Tocantins. Tendo como objetivo principal despertar os professores e alunos para o uso deste método de ensino no dia a dia escolar, partindo do pressuposto das necessidades e das buscas constantes por diversificação da prática pedagógica, onde os profissionais consigam realizar com eficácia suas temáticas e os educandos consigam absorver e participar efetivamente do processo de ensino aprendizagem com mas satisfação, levando em consideração a realidade social existente. Outro objetivo é destacar a importância da cultura regional, levar os alunos ao resgate dos saberes popular do qual fazem parte e Desperta-los para a valorização do patrimônio cultural.
Abstract: The research below outlines the possible avenues for the use of pedagogical, workshops in the teaching of history, in primary and secondary education, noting that it is possible to use this method of teaching in a manner consistent with the National Curriculum Parameters and the (LDB), reinforces the role of the teacher as a knowledge builder by demonstrating evidence of this role in a clear and precise way, due to the possibility of using creativity and practice in the teaching of history. Based on the workshops held at the Pedro Ludovico Teixeira State College in Porto National Tocantins. Its main objective is to stimulate teachers and students to use this method of teaching in everyday school, strain from the assumption of needs and constant searches for diversification of pedagogical practice, where professionals can effectively carry out their subjects and students can achieve Absorb and participate effectively in the process of teaching learning with more satisfaction taking into account the existing social reality. Another objective is to highlight the importance of regional culture, to bring students to the rescue of the popular knowledge of which they are part and awakens them to the valorization of cultural heritage.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2751
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arlene Alves dos Santos - Artigo.pdf340.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.