Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2534
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dc.contributor.authorBatista-Santos, Dalve Oliveira (Org.)-
dc.contributor.authorMorais, Maria Perla Araújo (Org.)-
dc.date.accessioned2021-04-07T13:18:33Z-
dc.date.available2021-04-07T13:18:33Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationBATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira; MORAIS, Maria Perla Araújo (org.). Ensino e aprendizagem de língua portuguesa: confrontando e ressignificando práticas silenciadoras. Palmas: Eduft, 2020. 118 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89119-16-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2534-
dc.description.sponsorshipEDUFTpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura; Formação de professor; Prática dialógica de leiturapt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de língua portuguesa: confrontando e ressignificando práticas silenciadoraspt_BR
dc.typee-bookpt_BR
dc.description.resumoMuitos textos se dedicam a pensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, das Línguas estrangeiras e da Literatura tendo em vista a necessidade de transformações desses processos. A maioria dos estudos ora apontam para a revisão dos livros didáticos, ora para a denúncia da falta de estruturas das escolas, ora para a procura de novas metodologias de ensino. Em todas essas pesquisas, vemos o desejo de intervir nas práticas escolares numa tentativa de apontar caminhos e reconhecer os vários problemas com os quais a educação se depara. Este livro reconhece que existe um processo sem o qual não é possível ensino algum: trata-se da leitura. Sobre ela, acreditamos que o professor tem a sua disposição práticas dominantes que impossibilitam um ensino crítico e cidadão. Para reconhecer esse aspecto, bem como pensar em ações e práticas que lancem um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem, faz-se necessário também entendermos o papel da formação de professores. Os professores devem estar empenhados numa ação reflexiva sobre suas práticas na tentativa de formar cidadãos a partir do uso da língua. Em vez de visualizarmos leitura como algo inerte e monológico, em que apenas um sujeito fala, seja ele o professor, o leitor ou o autor, acreditamos que ler é uma prática social. Sendo social, a leitura é dinâmica, pulsante e viva. Portanto, ler um texto é possibilitar o protagonismo do sujeito-leitor em sua interação com o texto. Não parece muito num primeiro momento, mas, se nos lembrarmos que todas as práticas escolares se fundam no silenciamento desse sujeito, a constatação é emancipadora. Na leitura de um texto, o sujeito-leitor se assume como autor ao dialogar com a língua, história e sociedade. Descobre-se como produtor de sentido, ouve outras vozes sociais e entende que a aprendizagem é uma ação reflexiva e crítica. Assim, interagir com um texto é sempre um ato de liberdade. Fazer emergir novas práticas de leituras e novos olhares sobre as relações escolares implica também na redefinição do que se entende por formação de professores. Dentro de novas perspectivas, o professor deve atuar como um agente facilitador, intermediando os processos e dinâmicas sociais na sala de aula. Sua postura se assemelha ainda a de um pesquisador, uma vez que os novos paradigmas de ensino e aprendizagem rechaçam a ideia de que exista um conteúdo pronto e acabado (o saber), cujo único detentor é o professor. Na aula, a postura do professor é a de um intermediador dos vários atores sociais e saberes que estão sendo movimentados ali, contextualizando os sentidos e nos fazendo ver que o ensino se conjuga à vida. Os docentes e pesquisadores que escreveram os textos que compõem essa coletânea concebem leitura como um processo dialógico em que o leitor, de maneira responsiva, interage com o texto e sociedade num processo de troca. Acreditam também na necessidade de o professor refletir sobre suas práticas, possibilitando que assuma novos papéis e transite por outros caminhos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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