Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2379
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dc.contributor.advisorBeraldo, Keile Aparecida-
dc.contributor.authorAlves, Gleiva Giuvannucci-
dc.date.accessioned2021-03-08T17:37:18Z-
dc.date.available2021-03-08T17:37:18Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationALVES, Gleiva Giuvannucci. A agroecologia como caminho para uma nova educação do campo: ETI Professor Fidêncio Bogo, Taquaruçu Grande - Palmas – TO. 2020. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2379-
dc.description.abstractEducation is the right of all Brazilians, whether citizens who live in cities or in the countryside. However, Brazilian public policies for the education of rural children and youth have long been relegated to the background. Thus, throughout the history of Brazilian education, it has always been sought to suppress the culture of this population, but thanks to the organization of civil society and social movements a new scenario is under construction for education in the countryside. A recent case was the inauguration of the Professor Fidêncio Bogo School of Full Time (SFT), located in an environmental preservation area (EPA) Lajeado Mountain Range, in the district of Taquaruçu Grande, municipality of Palmas state of Tocantins. This SFT was born with the innovative proposal of education in the field, with sustainable agroecological practices, for the Elementary School of 9 years. In this context the present work shows the results of the research developed with the objective of analyzing the Project of the referred SFT, trying to understand the process of planning, execution and implementation, which took place from 2013 to 2019, in relation to the basic principles of education in the field. National Policy of Agroecology and Organic Production (NPAOP), created in 2012. The methodology used was based on the qualitative approach, in the case study mode combining the techniques of the focus group and document analysis. The main result is the convergence between the TSI project 1 and the basic principles of the NPAOP, especially with regard to the goals of promoting the participation and monitoring of society in the development of public policies.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPolíticas públicas educacionais; Educação no campo; Tecnologias limpas; Base Agroecológica; Educational public policies; Education in the field; Clean technologies; Agroecological basispt_BR
dc.titleA agroecologia como caminho para uma nova educação do campo: ETI Professor Fidêncio Bogo, Taquaruçu Grande - Palmas – TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGonçalves, Lina Maria-
dc.description.resumoA educação é direito de todos os brasileiros, sejam cidadãos que vivem nas cidades ou no campo. Entretanto, as políticas públicas brasileiras para a educação das crianças e jovens moradoras das áreas rurais, por muito tempo, foram relegadas a segundo plano. Assim, ao longo da história da educação brasileira, sempre se procurou suprimir a cultura desta população, mas, graças à organização da sociedade civil e dos movimentos sociais um novo cenário está em construção para a educação no campo. Um caso recente foi a inauguração da Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo, localizada em uma área de preservação ambiental (APA) Serra do Lajeado, no Distrito de Taquaruçu Grande, município de Palmas estado do Tocantins. A referida ETI nasceu com a proposta inovadora de educação no campo, com práticas sustentáveis de base agroecológica, para o Ensino Fundamental de 9 anos. Neste contexto o presente trabalho mostra os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o Projeto da referida ETI buscando entender o processo de planejamento, execução e implementação, ocorridos no período de 2013 a 2019, em relação aos princípios básicos da educação no campo e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), criada em 2012. A metodologia empregada pautou-se na abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso conjugando as técnicas do grupo focal e de análise documental. Como principal resultado pode-se destacar as convergências entre o projeto da ETI e os princípios básicos da PNAPO, especialmente no tocante às metas de promover a participação e o acompanhamento da sociedade no desenvolvimento de políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespolpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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