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Authors: Araújo, Emily Quintana Xavier de
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Daniella Pires
Title: O impacto do treinamento sobre avaliação multidimensional em profissionais da saúde da atenção primária de Palmas - TO
Keywords: Saúde do Idoso; Avaliação Geriátrica; Educação Continuada; Atenção Primária à Saúde; Health of the Elderly: Geriatric Assessment; Education; continuing; Primary Health Care
Issue Date: 17-Feb-2020
Citation: ARAÚJO, Emily Quintana Xavier de. O impacto do treinamento sobre avaliação multidimensional em profissionais da saúde da atenção primária de Palmas - TO. 2020. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A Educação Permanente em Saúde deve pautar-se nos problemas do cotidiano e das práticas dos trabalhadores, neste sentido, com o aumento da população idosa e consequentemente das doenças encontradas no envelhecimento, evidencia-se a necessidade de equipes capacitadas para atender esta população segundo suas particularidades. Para que o profissional avalie as necessidades do idoso, um dos instrumentos a ser utilizado é a avaliação multidimensional. Com essa avaliação, pode-se atuar de forma preventiva, retardando limitações, doenças, dependência e outros fatores, promovendo aos idosos uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa em profissionais da Atenção Primária. Metodologia: Trata se de um estudo quase-experimental com realização de pós-teste que foi realizado com profissionais da Atenção Primária do município de Palmas, TO. Para ação educativa, utilizou se a estratégia metodológica da problematização por meio do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Os encontros se estruturaram como rodas de conversa e foram realizados em dois dias no período noturno com carga horária de três horas diárias. Para avaliar o impacto do treinamento no trabalho e o suporte à transferência, aplicou-se uma escala 45 dias após a intervenção sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação em seu ambiente de trabalho. A escala contém 34 itens (12 do impacto do treinamento e 22 de suporte a transferência) cujas respostas são do tipo Likert de concordância, expressos por 1 a 5 pontos. Para a avaliação estatística descritiva foram calculadas as médias e desvios-padrão das variáveis quantitativas e percentuais para as variáveis categóricas. Foi calculada a correlação de Spearman a nível de significância de 5%. Resultados: Entre os profissionais avaliados, 75% eram do sexo feminino, com uma média de idade de 29,25 anos, 37,5% informaram ter menos de seis meses de formação, 62,5% relataram que não tiveram disciplina específica de saúde do idoso e 87,5% afirmaram não ter conhecimento sobre avaliação multidimensional do idoso. Foi observado um impacto de treinamento positivo, cujo valor médio foi de 3,84 (DP= 0,67). Houve correlação significante entre os escores da escala de impacto de treinamento e da escala de suporte à transferência material (Rho=0,74; p=0,037). Conclusão: Os dados revelaram efeito positivo do treinamento entre os profissionais da atenção básica, bem como a associação entre impacto do treinamento no trabalho e o suporte material à transferência do treinamento. Evidenciou-se a importância de ações educativas que tratem da temática bem como a importância do apoio oferecido pelas instituições de saúde principalmente no que diz respeito aos recursos materiais para efetivação do treinamento.
Abstract: Introduction: Permanent Education in Health must be guided by problems of daily life and the practices of workers, in this sense, with the increase of the elderly population and, consequently, of the diseases found in aging, there is a need for trained teams to serve this population according to their particularities. For the professional to assess the needs of the elderly, one of the instruments to be used is multidimensional assessment. With this evaluation, preventive action can be taken, delaying limitations, diseases, dependence and other factors, promoting a better quality of life for the elderly. Objective: To evaluate the effect of training on multidimensional assessment of the elderly in Primary Care professionals. Methodology: This is a quasi-experimental study with a post-test that was carried out with Primary Care professionals in the city of Palmas, TO. For educational action, we used the methodological strategy of problematization through the Arco de Maguerez, following the steps: observation of reality, key points, theorization, hypothesis of solution and application to reality. The meetings were structured as conversation circles and were held over two days in the evening with a workload of three hours daily. To assess the impact of training at work and support for transference, a scale was applied 45 days after the intervention on the application of the knowledge acquired in training in their work environment. The scale contains 34 items (12 from the impact of training and 22 from support to transfer) whose responses are of the Likert type of agreement, expressed by 1 to 5 points. For the descriptive statistical evaluation, the means and standard deviations of the quantitative and percentage variables were calculated for the categorical variables. Spearman's correlation was calculated at a significance level of 5%. Results: Among the professionals evaluated, 75% were female, with an average age of 29.25 years, 37.5% reported having less than six months of training, 62.5% reported that they had no specific health discipline of the elderly and 87.5% stated they had no knowledge about multidimensional assessment of the elderly. A positive training impact was observed, whose average value was 3.84 (SD = 0.67). There was a significant correlation between the scores of the training impact scale and the support scale for material transfer (Rho = 0.74; p = 0.037). Conclusion: The data revealed a positive effect of training among primary care professionals, as well as the association between the impact of training at work and the material support for training transfer. The importance of educational actions that deal with the theme was highlighted, as well as the importance of the support offered by health institutions, especially with regard to material resources for carrying out training
URI: http://hdl.handle.net/11612/2373
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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