Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2372
Authors: Araújo, Denise Sampaio de
metadata.dc.contributor.advisor: Moreira, Patrick Letouze
Title: O uso do AHP e da blockchain na gestão educacional de um sistema de acreditação internacional de saúde
Keywords: Registros pessoais de saúde; Privacidade; Segurança; Administração em educação; Processo de hierarquia analítica; Gerenciamento educacional e política educacional; Acreditação; Blockchain; Serviço de saúde; Sociedade profissional; Design de serviço; personal health records; privacy; security; education administration; analytical hierarchy process; educational management and educational policy; accreditation; blockchain; health service; professional society; service design
Issue Date: 20-Feb-2020
Citation: ARAÚJO, Denise Sampaio de. O uso do AHP e da blockchain na gestão educacional de um sistema de acreditação internacional de saúde. 2020. 100f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propôs um estudo da literatura científica para compreender e orientar profissionais de saúde e educação, pacientes e discentes, instituições de saúde e ensino, e pesquisadores sobre as publicações acerca do tema. As ferramentas avaliadas mostram suas potenciais contribuições nessas áreas, apontando suas vantagens e desafios nas aplicações. A metodologia adotada foi principalmente bibliográfica, através da análise de publicações de periódicos acessados em meio eletrônico, para apontar as questões da pesquisa, os termos de busca das bases de dados, a avaliação e seleção de artigos científicos conforme os critérios de inclusão e exclusão, a coleta de dados e a interpretação dos resultados, com o fim de estudar de forma detalhada e compreender o uso do Processo de Hierarquia Analítica e da Blockchain para realizar a gestão educacional no Sistema de Acreditação Internacional, considerando a escolha de melhores decisões. Foram elaborados quatro artigos científicos, a fim de melhor apreender sobre essas ferramentas e, assim, atingir aos objetivos da pesquisa, sendo os artigos: Blockchain na Saúde: Uma Revisão Qualitativa; Um Mapeamento Sistemático do Uso do Processo de Hierarquia Analítica em Escolas Primárias, Secundárias e Universidades; Mapeamento Sistemático e o Uso de Processos Analíticos de Hierarquia na Gestão da Educação; e Um Sistema Internacional de Acreditação para Profissionais de Saúde Baseado em Blockchain. Enquanto o AHP foi retratado como um método que possibilita a tomada de decisão mais adequada, com resultados confiáveis para problemas complexos, observou-se também que o sistema educacional denotou uma crescente necessidade de aperfeiçoar suas práticas. Dessa forma, é possível conceber que o uso do método AHP pode apoiar na melhoria da gestão educacional, no âmbito de um Sistema Internacional para a Acreditação de profissionais de saúde, a exemplo da seleção de instituições, profissionais, treinamentos e etc. A pesquisa ilustrou ainda que a Blockchain permite implementar aplicativos em sistemas de saúde, podendo contribuir na prestação de serviços, ao oferecer informações confiáveis, com privacidade, segurança e em rede descentralizada, o que pode amparar a qualidade e padrão desses serviços. O trabalho também abordou que o uso da Blockchain no SIA propicia o registro das ações de acreditação e certificação com o rastreamento dessas informações, admitindo-se o anonimato de discentes, docentes e de pacientes na escolha ou avaliação posterior de profissionais ou instituições. O SIA também possibilita contribuir para o melhor funcionamento das sociedades profissionais, uma vez que os processos de certificação e acreditação podem ser gerenciados pelo próprio SIA, através de normas e diretrizes que regulamentam suas atividades. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido a fim de investigar possibilidades para uma melhor gestão educacional no sistema de acreditação internacional de profissionais de saúde com o uso do AHP e Blockchain de forma conjunta.
Abstract: registros pessoais de saúde, privacidade, segurança, administração em educação, processo de hierarquia analítica, gerenciamento educacional e política educacional, acreditação, blockchain, serviço de saúde, sociedade profissional, design de serviço
URI: http://hdl.handle.net/11612/2372
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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