Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2360
Authors: Ipolito, Juliana Chioca
metadata.dc.contributor.advisor: Leme, Maria Isabel da Silva
Title: Os sentidos pessoais e os significados sociais da aprendizagem e das dificuldades de aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise dos cursos de Pedagogia da UFT e da USP
Keywords: Sentidos pessoais; internalização de conceitos; aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; formação de pedagogos; Personal senses; internalization of concepts; learning; learning difficulties; training of pedagogues
Issue Date: 22-Jan-2021
Publisher: Universidade de São Paulo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP
Citation: IPOLITO, Juliana Chioca. Os sentidos pessoais e os significados sociais da aprendizagem e das dificuldades de aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise dos cursos de Pedagogia da UFT e da USP. 2020. 473f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, São Paulo, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de doutoramento teve o objetivo de apreender os sentidos pessoais que alunos de Pedagogia da UFT e da USP constroem sobre os conceitos científicos de aprendizagem e de dificuldades de aprendizagem. Para tanto, realizamos esta investigação em duas etapas: a primeira foi com pesquisas bibliográficas e análise dos programas das disciplinas de Psicologia da Educação de cada um dos cursos de Pedagogia pesquisados, bem como dos planos de disciplina dos professores entrevistados; e na segunda, construímos o corpus empírico, realizando a coleta de dados com entrevistas semiestruturadas com oito alunos e uma professora da Universidade Federal do Tocantins, e quatro alunas e um professor da Universidade de São Paulo, para posterior análise. Esta foi realizada com a utilização da técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977), e posteriormente interpretada a partir do referencial teórico-metodológico materialista histórico e dialético marxista, especificamente aquele que fundamenta a Psicologia Sócio-histórica. Destas análises foi possível apreendermos a síntese resultante do confronto entre o que é proposto pelas instituições como conhecimento psicológico necessário à formação do professor, que são transmitidos pelos docentes dos cursos pesquisados, e as formas como os alunos internalizam esses conteúdos sobre a Psicologia da Educação, apreendidas através da análise de conteúdo de seus discursos. Os resultados dessas análises apontaram, de modo geral, que os conceitos científicos relacionados ao processo de aprendizagem são, em grande parte, representados pelos alunos a partir de significados sociais ideológicos. O conteúdo relacionado ao conhecimento psicológico, proposto institucionalmente para os cursos de Pedagogia, e executados pelos professores por meio da atividade pedagógica é, parcialmente, assimilado pelos alunos de forma instrumental e técnica. Isso porque, utilizaram conceitos em suas explicações, muitas vezes, de forma desvirtuada, incompleta, fragmentada, o que entendemos ser resultante do fato de que não foram significados em toda sua complexidade e que, portanto, não fazem parte dos processos psíquicos que orientam suas atividades. Por isso, ressaltamos a necessidade de revisão da forma como as disciplinas de Psicologia da Educação são organizadas na formação de professores, para que estas superem o psicologismo e a fragmentação de seu ensino, que a despeito das diversas críticas, continua sendo realizado através da apresentação das diversas teorias psicológicas e seus conceitos, que acabam sendo aplicados no contexto educativo de forma pragmática, sem a devida apropriação de seus determinantes históricos, políticos e sociais.
Abstract: This PhD research aimed to understand the personal meanings that Pedagogy students at UFT and USP build on the scientific concepts of learning and learning difficulties. To this end, we carried out this investigation in two stages: the first was with bibliographic research and analysis of the programs of the Psychology of Education disciplines of each of the Pedagogy courses surveyed, as well as of the discipline plans of the interviewed teachers; and in the second stage, we built the empirical corpus, performing data collection with semi-structured interviews with eight students and a professor at the Federal University of Tocantins, and four students and a professor at the University of São Paulo, for further analysis. This was carried out with the use of the Content Analysis technique, according to Bardin (1977), and later interpreted based on the historical and methodological theoretical and Marxist dialectical framework, specifically that which bases Socio-historical Psychology. From these analyzes, it was possible to apprehend the synthesis resulting from the confrontation between what is proposed by the institutions as psychological knowledge necessary for teacher education, which are transmitted by the teachers of the researched courses, and the ways in which students internalize these contents on Educational Psychology, apprehended through the content analysis of their speeches. The results of these analyzes showed, in general, that the scientific concepts related to the learning process are, in large part, represented by students from ideological social meanings. The content related to psychological knowledge, institutionally proposed for Pedagogy courses, and executed by teachers through pedagogical activity is partially assimilated by students in an instrumental and technical way. This is because they used concepts in their explanations, often in a distorted, incomplete, fragmented way, which we understand to be the result of the fact that these concepts were not meant in all their complexity and that, therefore, are not part of the psychic processes that guide their activities. Therefore, we emphasize the need to review the way the Psychology of Education disciplines are organized in teacher education, so that they overcome psychologism and the fragmentation of their teaching, which despite the various criticisms, continues to be carried out through the presentation of the various psychological theories and their concepts, which end up being applied in the educational context in a pragmatic way, without the appropriate appropriation of its historical, political and social determinants.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2360
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