Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2344
Authors: Albuquerque, Alcina Bezerra Sales de
metadata.dc.contributor.advisor: Drumond, Viviane
Title: Práticas lúdicas e brincadeiras na pré-escola
Keywords: Jogos e brincadeiras; Ludicidade; Pré-escola; Aprendizagem
Issue Date: 3-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALBUQUERQUE, Alcina Bezerra Sales de. Práticas lúdicas e brincadeiras na pré-escola. 2020. 67 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia foi elaborada com o objetivo de analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, bem como conhecer o trabalho pedagógico com a ludicidade e as brincadeiras na pré- escola. Assim, a pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Qual a importância do lúdico para a aprendizagem na préescola? Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, com intuito de analisar a complexidade do problema com base na pesquisa bibliográfica e de campo. A investigação empírica foi realizada em uma escola municipal de Miracema do Tocantins. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: registro fotográfico da escola, questionário aplicado a três professoras da Educação Infantil de turmas de pré-escola, observação e intervenção durante o período de estágio supervisionado, pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Além disso, foram consultados documentos da escola e orientações curriculares. As análises realizadas mostraram que as professoras fazem uso da ludicidade como instrumento metodológico e promovem jogos e brincadeiras com as crianças. Entretanto, a pesquisa evidenciou que o PPP da escola investigada está desatualizado e não apresenta referência pedagógicas para o trabalho das professoras da pré-escola e, além disso, não dispõe de uma estrutura física adequada às necessidades das crianças em idade pré-escolar.
Abstract: This monograph was prepared with the aim of analyzing the contributions of games and games in Early Childhood Education, as well as getting to know the pedagogical work with playfulness and games in preschool. Thus, the research sought to answer the following problem: What is the importance of playfulness for learning in preschool? Research with a qualitative approach was carried out, in order to analyze the complexity of the problem based on bibliographic and field research. The empirical investigation was carried out in a municipal school in Miracema do Tocantins. For data collection the following methodological instruments were used: photographic record of the school, questionnaire applied to three teachers of Early Childhood Education in pre-school classes, observation and intervention during the period of supervised internship, documentary research and bibliographic research. In addition, school documents and curriculum guidelines were consulted. The analyzes carried out showed that teachers use playfulness as a methodological tool and promote games and play with children. However, the research showed that the PPP of the investigated school is out of date and has no pedagogical reference for the work of the preschool teachers and, in addition, it does not have a physical structure suitable to the needs of children of preschool age.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2344
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcina Bezerra Sales de Albuquerque - Monografia.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.