Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/2322
Authors: | Araújo, Adjanilson Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor: | La Cruz, Andrés Lázaro Barraza De |
Title: | Modelagem matemática no ensino de funções afins e quadráticas para um problema de produção de milho de pequenos agricultores numa área rural do sudeste do Pará |
Keywords: | Aprendizagem; Funções afins e quadráticas; Modelagem; GeoGebra; learning; afins and quadratic functions; modeling |
Issue Date: | 21-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat |
Citation: | ARAÚJO, Adjanilson Rodrigues de . Modelagem matemática no ensino de funções afins e quadráticas para um problema de produção de milho de pequenos agricultores numa área rural do sudeste do Pará.2020.107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | Uma das maiores dificuldades de aprendizagem dos alunos dos conteúdos das funções afins e quadráticas é não ter uma relação com os problemas do cotidiano, diante disto, o objetivo deste trabalho é proporcionar uma forma de resolver um problema do cotidiano rural, usando a Modelagem Matemática. Conceituamos essa Modelagem e descrevemos como essa estratégia pode ajudar no ensino-aprendizagem dos alunos, apresentamos as definições de funções afins e quadráticas com uso do software GeoGebra, estabelecemos relações entre o cotidiano dos alunos e seus familiares, identificamos os problemas enfrentados pelos produtores rurais para a produção de milho, modelamos a função lucro utilizando o software GeoGebra e interpretamos os dados obtidos. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor aprendizagem dos conteúdos, que o ensino se torne mais dinâmico e que a interpretação dos dados se torne mais visível. |
Abstract: | One of the greatest difficulties for students to learn the contents of related and quadratic functions is not to have a relationship with everyday problems, in view of this, the objective of this work is to provide a way to solve a problem of rural daily life, using Mathematical Modeling. We conceptualize this Modeling and describe how this strategy can help in the teaching-learning of students, we present the definitions of related and quadratic functions using the GeoGebra software, we establish relationships between the daily lives of students and their families, we identify the problems faced by rural producers for corn production, we model the profit function using the GeoGebra software and interpret the data obtained. We believe that this work can contribute to a better learning of the contents, that teaching becomes more dynamic and that the interpretation of data becomes more visible. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/2322 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adjanilson Rodrigues de Araújo - Dissertação.pdf | 4.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.