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Authors: Borges, Dirceu Leno Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Fabíola Andrade
Title: Retratos da velhice: o eternizar de memórias e a construção de novas representações e identidades de idoso em Tocantinópolis
Keywords: Idoso;Memória;Fotografia;Tocantinópolis;Elderly;Memory;Photography;Tocantinópolis
Issue Date: 30-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Borges, Dirceu Leno Dias.Retratos da velhice: o eternizar de memórias e a construção de novas representações e identidades de idoso em Tocantinópolis. 2020. 100 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos o número de idosos vem aumentando no Brasil de forma significativa. É a população que mais tem sido estudada devido seus fenômenos adjuntos em diversas áreas e perspectivas, tornando-o um campo intelectual em constante construção. Assim, busca-se por meio da reflexão acerca dos projetos e estudos empreendidos, contribuir com a nova perspectiva em relação ao envelhecimento humano, posto que nos últimos dez anos, Tocantinópolis tem propiciado à sua população envelhecida uma gama de projetos e ações com objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida, consistindo positivamente no comportamento/aproveitamento dessa geração no âmbito social e familiar. Nesse sentido, percebeu-se uma modificação na conduta dos próprios idosos. Nessa direção, é evidente que a fotografia mesmo sendo algo complexo, estabelece e desempenha um papel fundamental na história de vida desses sujeitos quando tem o poder de retratar e eternizar momentos raros, identidades, expressões culturais e representação da existência factual. Os objetivos deste estudo é fazer uso da fotografia como instrumento de registro e análise das memórias, representações e identidades do idoso tocantinopolino. Utilizar as diversas possibilidades de interpretações propiciadas pela fotografia. Trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório acerca do envelhecimento humano e da reminiscência da memória de momentos marcantes de alguns idosos residentes no município de Tocantinópolis. Entende-se que a fotografia constitui um método de trabalho por nos apresentar um conjunto de possibilidades de análise que nos permitirá pensar na existência das histórias visuais dos idosos tocantinopolinos, como uma forma de estudo da visualidade, da memória e as expressões concretizadas a partir das autoimagens.
Abstract: In recent years, the number of elderly people in Brazil has increased significantly. It is the population that has been most studied due to its adjunct phenomena in different areas and perspectives, making it an intellectual field in constant construction. Thus, through reflection on the projects and studies undertaken, we seek to contribute to the new perspective in relation to human aging, since in the last ten years, Tocantinópolis has provided its aging population with a range of projects and actions with the objective of contribute to the improvement of the quality of life, consisting positively in the behavior / use of this generation in the social and family scope. In this sense, there was a change in the behavior of the elderly themselves. In this sense, it is evident that photography, even though it is something complex, establishes and plays a fundamental role in the life history of these subjects when it has the power to portray and eternalize rare moments, identities, cultural expressions and representation of factual existence. The objectives of this study are to make use of photography as an instrument for recording and analyzing the memories, representations and identities of the Tocantins' elderly. Use the various possibilities of interpretations provided by photography. This is an exploratory field study in which the use of photography as a resource to rescue memory is used as a starting point. It is understood that photography is a working method because it presents us with a set of possibilities for analysis that will allow us to think about the existence of the visual stories of the Tocantins' elderly, as a way of studying visuality, memory and the expressions realized from the self-images.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2285
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