Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2278
Authors: Costa, Camila Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Cássia Ferreira
Title: Um olhar reflexivo acerca da arte na educação infantil na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima (Tocantinópolis
Keywords: Ensino de Artes;Arte-Educação;Educação Básica;Educação Infantil;Ludicidade na Infância;Arts Education;Art Education;Basic education;Child education;Childhood Playfulness.
Issue Date: 11-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Costa, Camila Araújo da. Um olhar reflexivo acerca da arte na educação infantil na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima (Tocantinópolis. 2020. 51 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
metadata.dc.description.resumo: As linguagens artísticas fazem parte da vida de todos os indivíduos e estão presentes no cotidiano desde os primeiros anos de vida. Entre sons, gestos, imagens, danças e objetos, as Artes enquanto área do conhecimento contribui para o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e corpóreo dos seres. Na infância as linguagens artísticas cumprem um papel fundamental de auxiliar as crianças a se expressão, compreender a si e dar sentido ao mundo que as cerca. Este trabalho propõe um olhar reflexivo acerca do ensino das Artes na Educação Infantil, utilizando como local de pesquisa a Escola Municipal Manoel de Sousa Lima, localizada no Povoado Folha Grossa, no município de Tocantinópolis - TO. Partindo de uma abordagem qualitativa, são analisadas duas entrevistas realizadas durante a pesquisa se campo, uma com a diretora da escola e uma com professora responsável pela Educação Infantil, no intuito de compreender como o ensino de Artes é percebido pela Instituição e como são conduzidas as atividades relacionadas a esse campo do saber. Para tal, é feita uma reflexão acerca das concepções de Arte e seu ensino no Brasil, bem como da importância da ludicidade no cotidiano das crianças. Dentre os resultados, constata-se que a abordagem das Artes ocorre de maneira superficial, sem materiais adequados e sem formação por parte da profissional responsável. A conclusão aponta para a importância do investimento público na capacitação continuada dos profissionais que atuam nessa importante etapa da educação básica a fim de qualificar a formação inicial das crianças.
Abstract: Artistic languages are part of the life of all individuals and are present in everyday life since the first years of life. Among sounds, gestures, images, dances and objects, Art as an area of knowledge contributes to the socio-emotional, cognitive and corporeal development of beings. In childhood, artistic languages play a fundamental role in helping children to express themselves, understand themselves and give meaning to the world around them. This work proposes a reflexive look about the teaching of Arts in Early Childhood Education, using the Manoel de Sousa Lima Municipal School, located in the Folha Grossa Village, in the municipality of Tocantinópolis - TO, as a research location. Based on a qualitative approach, two interviews conducted during the field research are analyzed, one with the school director and one with a teacher responsible for Early Childhood Education, in order to understand how the teaching of Arts is perceived by the Institution and how the activities related to this field of knowledge. For this, a reflection is made about the conceptions of art and its teaching in Brazil, as well as the importance of playfulness in the daily lives of children. Among the results, it appears that the arts approach occurs superficially, without adequate materials and without training by the responsible professional. The conclusion points to the importance of public investment in the continued training of professionals who work in this important stage of basic education to qualify the initial training of children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2278
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Costa - TCC Pedagogia.pdf983.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.