Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2256
Authors: Oliveira, Adiuslene Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Stach-Haertel, Brigitte Ursula
Title: As dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental e o estigma do Fracasso Escolar
Keywords: Formação de professores; Fracasso escolar; Dificuldade de aprendizagem; Práticas pedagógicas
Issue Date: 27-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Adiuslene Gomes. As dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental e o estigma do Fracasso Escolar. 2019. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O fracasso escolar é uma realidade vivenciada pela escola, que tem desafiado o sistema educacional, e dificultado a vida de estudantes que têm feito parte desse processo de ensino e aprendizagem. Considerando essa realidade, este estudo buscou analisar o que se entende por fracasso escolar, para a partir de então, identificar as principais causas e as consequências desse fenômeno tão danoso às pessoas que são atingidas por ele. No decorrer da pesquisa bibliográfica, verificou-se que são vários os fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem, ocasionando a reprovação, a evasão, ou mesmo uma aprendizagem com aquisição de conhecimentos abaixo do esperado para o nível de cada série. Dentre os fatores identificados estão os distúrbios de aprendizagem como dislexia, a disgrafia e a discalculia que são dificuldades próprias do aluno, e a dificuldade de aprendizagem que pode estar relacionada as práticas pedagógicas. A partir destas variáveis, ocorre o denominado fracasso escolar, em que o maior afetado é o aluno, bem como por consequência a sociedade de forma geral, que é formada em parte por classes de pessoas menos favorecidas, por não ter o conhecimento necessário para atuar de forma ativa no meio social e reivindicar seus direitos de cidadão. Diante dessa realidade, ficou evidente a necessidade da efetivação de políticas públicas educacionais, que funcionam de fato e revertam esse quadro, para que todos os alunos tenham acesso e permanência a uma educação de qualidade, que os atendam de acordo com sua realidade independentemente de suas dificuldades de aprendizagem.
Abstract: School failure is a reality experienced by the school, which has challenged the educational system and made the lives of students who have been part of this teaching and learning process difficult. Considering this reality, this study sought to analyze what is meant by school failure, and from then on, identify the main causes and consequences of this phenomenon so harmful to people who are affected by it. During the bibliographic research, it was found that there are several factors that interfere in the teaching and earning process, causing failure, dropout, or even learning with knowledge acquisition below theexpected level for each grade. Among the identified factors are learning disorders such as dyslexia, dysgraphia and dyscalculia that are the student's own difficulties, and the learning difficulty that may be related to pedagogical practices. Thus happens the so-called school failure, in which the most affected is the student, and then comes the society in general, which is formed in part by classes of underprivileged people, for not having the necessary knowledge to act in a way. active in the social environment and claim their citizenship rights. Given this reality, it became evident the need for effective public education policies, which actually work and reverse this situation, so that all students have access to a quality education that meets their reality, and regardless of their learning disability.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2256
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adiuslene Gomes Oliveira- Monografia.pdf646.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.