Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2094
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagalis Bésses Dorneles Schneider-
dc.contributor.authorIrapuã Roda dos Anjos-
dc.date.accessioned2020-08-17T14:04:36Z-
dc.date.available2020-08-17T14:04:36Z-
dc.date.issued2020-08-17-
dc.identifier.citationAnjos, Irapuã Rosa dos. A capoeira e o letramento na escola. 2019. 29 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2094-
dc.description.abstractThis article aims to reflect and analyze about the practice of capoeira in schools from the perspective of literacy with the interest or to know if the schools have inserted capoeira in classes and thus providing a more enriching learning. The same was based on the analysis of data obtained through semi-structured interviews and reading books and articles on the subject. The results showed that capoeira was worked from the perspective of literacy, but unfortunately it does not happen anymore. However, when she was present, it happened in its entirety, that is, the student wrote to face the world, developing their motor, physical, cognitive and sociocultural skills. For it is understood that when capoeira is worked in the classroom it is possible to rescue African culture, recognize our roots, as a sport and in many other ways, and thus, besides keeping our identity alive, gives a new way to teach. It is concluded that The research results reached the proposed objective which concludes that capoeira and literacy can be worked together within the classrooms, thus, capoeira becomes a pedagogical instrument that can be adapted to educational needs. from school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA capoeira e o letramento na escolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve o objetivo em refletir e analisar sobre a prática da capoeira dentro da escola na perspectiva do letramento, além do interesse em conhecer se as escolas inserem a capoeira nas aulas. O questionamento que norteia o estudo é: como a capoeira é trabalhada na perspectiva do letramento no ensino fundamental? Os professores conseguem inserir a capoeira nas suas aulas? A metodologia utilizada foi qualitativa e teve por base a análise de dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados alcançados apontam que a capoeira era trabalhada na Escola Estadual Brigadeiro Felipe de forma que relaciona com o letramento, porque passava o conhecimento para os alunos que serviriam para a vida toda, com base nos dados obtidos entende-se que a capoeira que era praticada na Escola Estadual Brigadeiro Felipe procura envolver o aluno na teoria e na prática, o que poderia tornar as aulas mais significativas para o aluno. Dessa forma compreende-se que Os resultados da pesquisa atingiram o objetivo propostos o qual se conclui que a capoeira e letramento podem ser trabalhados em conjunto dentro das salas de aula, sendo assim, a capoeira torna-se um instrumento pedagógico que pode ser adaptada às necessidades educacionais da escola.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Monografia - Irapuã Rosa dos Anjos.pdf824.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.