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Authors: Nogueira, Jorge Luiz Resende
metadata.dc.contributor.advisor: Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
Title: Corpo e consumo: o masculino em anúncios da revista Veja no período de 2008 a 2018
Keywords: Corpo; Masculino; Propaganda; Consumo; Body; Male; advertising; consumption
Issue Date: 30-Aug-2019
Citation: NOGUEIRA, Jorge Luiz Resende. Corpo e consumo: o masculino em anúncios da revista Veja no período de 2008 a 2018. 2019. 89f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz para o centro da discussão o uso do corpo masculino, em exposição nos anúncios veiculados na revista Veja. O homem, que por muito tempo foi o receptor da mensagem, na contemporaneidade ganha destaque nos meios de comunicação de massa e torna-se, através do próprio corpo, a mensagem. E que corpo é esse? Discurso? Linguagem? Suporte? Sintoma da cultura, narrativa? Este estudo foi pensado para buscar entender todas essas questões. Para termos um olhar preciso sobre o uso do corpo masculino na publicidade, a discussão se amplia para refletir acerca da sociedade contemporânea e dos impactos que as imagens e padrões divulgados exercem no sujeito atual. Para que todas essas questões pudessem vir à tona, fez-se necessário delimitar um objeto de pesquisa com recorte temporal. Analisaram-se 66 edições da revista Veja, durante 11 anos, 6 revistas por ano. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo, à luz de BARDIN (1977), segundo a qual os anúncios publicitários foram selecionados, categorizados e analisados. Para compreender a sociedade atual e o corpo do sujeito pós-moderno, autores fundamentais nesta investigação foram LIPOVESTKY (1983, 2004, 2007), CANEVACCI (2008), BAUDRILLARD (1995, 2005) LE BRETON (2003, 2006) e ORTEGA (2003, 2006), entre outros, que deram suporte para as investigações e o embasamento teórico das discussões.
Abstract: This research focuses the use of the male body in the ads published in Veja magazine. Man, who for a long time was the recipient of the message, nowadays stands out in the mass media and becomes, through his own body, the message. And what body is this? Speech? Language? Support? Symptom of culture, narrative? This study tried to understand all these questions. In order to have an accurate look at the use of the male body in advertising to draw attention, the discussion reflects about contemporary society and the impacts of images and patterns on the current subject. In order to surface all these questions, a time-bound research object was needed. We analyzed 66 issues of Veja magazine during 11 years, 6 magazines a year. The applied methodology was content analysis according to BARDIN (1977), which conducted the ads selection, categorization, and analysis. To understand the current society and the postmodern subject’s body, some authors were fundamental in this investigation, such as LIPOVESTKY (1983, 2004, 2007), CANEVACCI (2008), BAUDRILLARD (1995, 2005) LE BRETON (2003, 2006), and ORTEGA (2003, 2006), among others that supported the investigation providing a theoretical basis for the discussions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1899
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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