Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1756
Authors: Brito, Evanilde dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Barros, Marcos José Pereira
Title: A solução de situações que envolvem o conceito de fração por formandos do curso de licenciatura em Matemática da UFT
Keywords: Educação;Educação Matemática;Significados de Fração;Ensino e Aprendizagem de Fração;Registros de Representação Semiótica;Education;Mathematical Education;Fraction; Fraction Teaching and Learning;Semiotic Representation Records
Issue Date: 20-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Evanilde dos Santos. A solução de situações que envolvem o conceito de fração por formandos do curso de licenciatura em Matemática da UFT: campus Araguaína -TO. 2019. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a visão de autores que relatam as dificuldades de professores e alunos no ensino e na aprendizagem das frações nas séries iniciais, e explana sobre a teoria de registros de representações semióticas do autor Duval (2009). Tem como objetivo investigar como os professores formados na Universidade Federal do Tocantins no curso de licenciatura em Matemática do período 2018/2 no campus de Araguaína-TO mobilizam os registros de representações semióticas em situações que envolvem o conceito de fração, considerando cinco significados de frações (parte-todo, número, medida, quociente e operador multiplicativo) e, busca assim, contribuir com os conhecimentos dos mesmos a respeito da abrangência dos significados fracionários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa cuja metodologia utilizada para obtenção dos dados e informações foram através de um questionário que visa entender a particularidade das respostas dos participantes voltados aos meios representativos dos significados das frações. Na realização desta pesquisa participaram cinco sujeitos, que responderam a sequência de atividades, organizadas em tarefas tratando de cinco significados das frações. Os resultados apontam que os pesquisados operam conhecimentos satisfatórios a respeito dos registros de representações semiótica.
Abstract: The present work deals with the view of authors who report the difficulties of teachers and students in the teaching and learning of fractions in the initial series, and explana about the theory of records of semiotic representations of the author Duval (2009). It aims to investigate how teachers trained at the Federal University of Tocantins in the degree course in Mathematics of the period 2018/2 in the campus of Araguaína-TO mobilize the records of representations in the meanings of fractions and seeks to contribute with the knowledge of the scope of the fractional meanings. It is a qualitative study whose methodology used to obtain the data and information was through a questionnaire that aims to understand the particularity of the responses of the participants addressed to the means representative of the meanings of the fractions. Five subjects participated in this research, who answered the sequence of activities, organized into tasks dealing with five meanings of the fractions (part-whole, number, measure, quotient and multiplicative operator). The results show that the respondents operate satisfactory knowledge about the records of semiotic representations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1756
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANILDE DOS SANTOS BRITO - TCC - MATEMÁTICA.pdf505.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.