Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1702
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dc.contributor.advisorVas, Braz Batista-
dc.contributor.authorMoura, Antônio Guanacuy Almeida-
dc.date.accessioned2020-02-18T18:19:14Z-
dc.date.available2020-02-18T18:19:14Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationMOURA, Antônio Guanacuy Almeida. A Webquest’s: possibilidades no ensino e aprendizagem de história. 2018.149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1702-
dc.description.abstractThe transformations caused in society by the use of digital information and communication technologies TDIC, are present in all institutions and social spaces, among these the school environment, reflecting on the ways of thinking, teaching and making Education. In this sense, it is intended through this master's dissertation to show the results of the application of the educational methodology Web Quest, collaborative methodology of Internet oriented research and elaborated with digital technological support. The purpose of this research is to investigate the potentialities and weaknesses of Web Quest in learning history in a second grade class in high school. To do so, it was necessary to reflect whether the use of Web Quest, which is a methodology for technological resources, can contribute to the historical learning of the students who use it. The investigation was through a field survey of an exploratory descriptive nature, with students from class A of the second year of high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins – IFTO, Campus Dianópolis. The research is through the application of questionnaires via the Platform Survey Monkey, development and application of a Web Quest, collection of shared information via mobile application of communication and recording of observations, through a plug of observation, coming from the on-site contact, finally, for an analysis of the answers the closed questions obtained through the application of the questionnaires, the descriptive statistic was used, the data submitted to the IBM-SPSS statistical software V 23.0, software that facilitates the interpretation, analysis, data management and sharing of the results. The data obtained indicate that there are some limitations related to the pedagogical use of digital technologies in the school space, and that the use of the Web Quest methodology applied to the teaching of History, can encourage collaborative learning among students and facilitate the access to diverse sources through internet-oriented search.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de História; WebQuest; Narrativas Históricas; Ensino Médio; History Teaching; Historical Narratives; High Schoolpt_BR
dc.titleA Webquest’s: possibilidades no ensino e aprendizagem de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs transformações causadas na sociedade pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), estão presentes em todas as instituições e espaços sociais, dentre estes o ambiente escolar, refletindo-se sobre as formas de pensar, ensinar e fazer educação. Nesse sentido, pretende-se por meio desta dissertação de mestrado mostrar os resultados da aplicação da metodologia educacional WebQuest, metodologia colaborativa de pesquisa, orientada na internet e elaborada com suporte tecnológico digitais. O objetivo desta pesquisa é investigar as possíveis potencialidades e as fragilidades da WebQuest na aprendizagem de História em uma turma da segunda série do ensino médio. Para tanto, foi necessário refletir se o uso do WebQuest, que é uma metodologia amparada aos recursos tecnológicos, pode contribuir com a aprendizagem histórica dos alunos que a utilizam. A investigação deu-se através de uma pesquisa de campo de natureza descritivaexploratório, com alunos da turma “A” do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO, Câmpus Dianópolis. A pesquisa constituiu-se por meio da aplicação de questionários via plataforma Survey Monkey, desenvolvimento e aplicação de uma WebQuest, coleta de informações compartilhadas via aplicativo móvel de comunicação e registro das observações, por meio de uma ficha de observação, provenientes do contato in loco e, por fim, para análise das respostas às questões fechadas, obtidas mediante aplicação dos questionários, utilizou-se a estatística descritiva, sendo os dados submetidos ao software estatístico IBM- SPSS V 23.0, software, que facilita a interpretação, análise, gerenciamento dos dados e compartilhamento dos resultados. Os dados obtidos indicam que há algumas limitações relacionadas ao uso pedagógico de tecnologias digitais no espaço escolar, e que o uso da metodologia Webquest aplicada ao ensino de História, pode favorecer a aprendizagem colaborativa entre os alunos e facilitar o acesso a fontes diversas por meio da pesquisa orientada na internet.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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