Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1646
Authors: Sousa, Ianed da Luz
metadata.dc.contributor.advisor: Nakashima, Rosária Helena Ruiz
Title: A extensão na Universidade Federal do Tocantins (câmpus de Araguaína): possibilidades de diálogo social e cultural
Keywords: Extensão universitária; Paulo Freire; Decolonialidade; Licenciatura; University extension; Decoloniality; Teacher training
Issue Date: 14-May-2019
Citation: SOUSA, Ianed da Luz. A extensão na Universidade Federal do Tocantins (câmpus de Araguaína): possibilidades de diálogo social e cultural.2019. 139f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Quais são as contribuições das ações extensionistas das licenciaturas que favorecem os diálogos sociais e culturais entre a universidade e a sociedade? Este problema de pesquisa nos mobilizou para compreender as articulações das metodologias participativas com os projetos de extensão da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. Nesta dissertação, compreendemos a universidade, a partir de uma perspectiva decolonial, em busca da integração das culturas acadêmicas e dos saberes populares para a superação do eurocentrismo, a partir do pensamento de Paulo Freire, Boaventura de Souza Santos, Catherine Walsh e outros autores. A metodologia se caracterizou por uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, a partir da triangulação com a pesquisa documental e entrevistas com três docentes, coordenadores de ações de extensão. Esse conjunto de informações permitiu a identificação de três categorias de análise, isto é, “Síntese cultural”: transformação social pela colaboração; “Tradução intercultural”: contra o desperdício da experiência; e Aprendizagem colaborativa entre autores e atores: a transformação social pela ação. No processo de análise, compreendemos como é complexo o compromisso social da universidade, mas as ações extensionistas esquadrinhadas demonstraram que o diálogo horizontal entre universidade e sociedade, apesar das dificuldades para se efetivar na prática, como uma política institucional, mostrou-se capaz de realizar uma educação humanista e libertadora, incluindo os acadêmicos, docentes e comunidade. A partir da aprendizagem colaborativa entre autores e atores, do reconhecimento da pluralidade de saberes e experiências, e problematização da colonialidade do saber, acredita-se que a universidade ampliará a construção de conhecimentos relevantes socialmente, reconhecendo a participação da comunidade no processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações extensionistas. Portanto, esta pesquisa apontou que a efetividade desses diálogos no trabalho de extensão universitária, nas licenciaturas, pode ser transformadora para a sociedade e principalmente para a Universidade, como criadora de novos conhecimentos relevantes e pertinentes à sociedade. Assim, destacamos a importância da interdisciplinaridade como promotora de um diálogo solidário entre os saberes e a forte relação da universidade com a (co) produção, o compartilhamento, a comunicação, as trocas e a integração de culturas, por meio de ações extensionistas.
Abstract: What are the contributions of the extension actions in the initial formation of teachers that contribute social and cultural dialogues between the university and society? This research problem mobilized us to understand the articulations of participatory methodologies with the extension projects of the Federal University of Tocantins, Campus of Araguaína. In this work, we understand the university, from of a decoloniality perspecitve, in search of the integration of academic cultures and society in order to overcome Eurocentrism, based on the Paulo Freire’s thought, Boaventura de Souza Santos, Catherine Walsh and other authors. The methodology was characterized in a qualitative, exploratory-descriptive approach from triangulation with documentary research and interviews with the three teachers, and coordinators of extension actions. This set of information allowed the identification of three categories of analysis, that is, “Cultural synthesis”: the social tranformation by collabotarion; “Intercultural translation”: against the waste of experience; and Collaborative learning between authors and actors: the social transformation by action. In the analysis process, we understand how complex is the social commitment of the university, but the extension activities scanned demonstrated the horizontal dialogue between university and society, despite the difficulties to be effective in practice, as an institutional policy, proved capable of achieving a humanist and liberating education, including academics, teachers and the community. From the collaborative learning between authors and actors; of recognition of the plurality of knowledge and experiences by coloniality of knowledge problematization it is believed that the university will expand the construction of socially relevant knowledge, recognizing community participation in the process of planning, development, and evaluating of extensionist actions, in the initial formation of teachers, can be transformative for society and especially for the university, as the creator of new knowledge relevant and relevant to society. Thus we emphasize the importance of interdisciplinarity as a promoter of a solidarity dialogue between knowledge and the strong relationship of the university with (co) production, sharing, communication, exchanges and integration of cultures, through extensionist actions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1646
Appears in Collections:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

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