Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1523
Authors: Bezerra, Dáila Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Romário Milhomem
Title: A implantação da escola municipal Silvino Rodrigues Costa, no projeto de Assentamento Santa Cruz II, em Esperantina-TO: a escola campo
Keywords: Educação. Luta. Metodologia. Conquista. Vivência.;Luta;Metodologia;Conquista;Vivência;Education;Fight;Methodology;Conquest;Experience.
Issue Date: 12-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BEZERRA, Dáila Saraiva. A implantação da escola municipal Silvino Rodrigues Costa, no projeto de Assentamento Santa Cruz II, em Esperantina-TO: a escola campo. 2018. 54f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A educação é um fator determinante no processo de conhecimento do mundo e de si próprio, a presente pesquisa é fruto da inquietação em conhecer a luta histórica dos assentados do Projeto de Assentamento Santa Cruz II, a mesma tratou tanto da conquista e da tão sonhada terra para produzir, quanto da implantação de uma unidade escolar onde as crianças pudessem aprender, foi enfatizado o resgate da constituição da unidade escolar municipal Silvino Rodrigues Costa. Mas, buscou também informações sobre a luta, conquista e manutenção do P. A, através dos relatos das experiências de vida dos moradores que vivenciaram esse período. Foi utilizado também documentos escritos, e um vasto referencial bibliográfico. A busca pelas informações para a realização desta pesquisa buscou seguir um aparato metodológico que lhe confiasse o perfil científico exigido na academia. Quanto à metodologia utilizada, foram realizadas pesquisas bibliográficas, visitas técnicas e observação, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistos abertas e conversas informais. Por fim, os dados coletados permitiram observar que a escola possui uma importância histórica para a comunidade, sendo que a luta pela sua implantação se confunde as vezes com a luta pela conquista da terra.
Abstract: Education is a determining factor in the knowledge process of the world and of itself, the present research is fruit of the restlessness in knowing the historical fight of the settlers of the Project of Settlement Santa Cruz II, the same dealt so much of the conquest of the so dreamed earth for as well as the implantation of a school unit where the children could learn, it was emphasized the rescue of the constitution of the municipal school unit Silvino Rodrigues Costa. However, he also sought information on the struggle, conquest and maintenance of Fr. A through the accounts of the life experiences of the residents who lived through this period. It was also used written documents, and a vast bibliographical reference the search for the information for the accomplishment of this research sought to follow a methodological apparatus that entrusted to him the scientific profile required in the academy. As for the methodology used, bibliographical research, technical visits and observation were carried out, the data collection instruments used were open interviews and informal conversations. Finally, the data collected showed that the school has a historical importance for the community, and the struggle for its implementation is sometimes confused with the struggle for land conquest.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1523
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daíla Bezerra - TCC Ed. Campo.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.